Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Após pandemia, número de beneficiários do bolsa família cresce em SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Após pandemia, número de beneficiários do bolsa família cresce em SC

Raul Sartori

Bolsa Família
É o efeito pandemia. O número de famílias beneficiadas pelo auxílio emergencial do Bolsa Família em SC passou de 111.159 em março para inacreditáveis 927.029 no mês seguinte, abril. Mesmo considerando uma média de quatro pessoas por família, seriam 4 milhões em uma população total de 7 milhões. De repente, mais da metade dos catarinenses ficou pobre? Parece irreal. Mas os dados estão aí.

Atletas democratas
Dois ícones do esporte catarinense e nacional – o tenista Gustavo Kuerten e a voleibolista Ana Moser – estão entre o seleto grupo de atletas brasileiros que lançou terça-feira o movimento intitulado “Esporte pela Democracia”. Walter Casagrande, ex-jogador de futebol e um dos idealizados, diz que o objetivo é ter um grupo “antirracista, a favor da democracia, contra atos anticonstitucionais, o preconceito, a homofobia e o feminicídio e a favor dos povos indígenas”.

Gatilho
Os integrantes da Bancada da Bala no Congresso Nacional, e com o deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) à frente, reuniu-se ontem com Jair Bolsonaro para discutir a volta do Ministério da Segurança Pública. O nome cotado para o cargo é do ex-deputado Alberto Fraga (DEM), amigo de décadas do presidente.

A culpa
Em vários municípios de SC onde há dezenas de casos de covid-19 as pessoas tentam achar um culpado, ou seja, o lugar onde, supostamente, poderiam ter sido infectadas. Em Blumenau, a maioria não tem dúvida em apontar que tudo começou a deslanchar quando, em abril, um shopping local abriu suas portas e centenas de pessoas, como uma horda, invadiram suas instalações batendo palmas pela decisão de seus administradores. Foi notícia no mundo. Se sabe das consequências.

Esforço compensado
O esforço do deputado federal Ricardo Ghidi (PSD-SC) teve sua recompensa: ele conseguiu ir além das 275 assinaturas necessárias de projeto de lei seu, com trâmite em regime de urgência, que prevê refinanciamento de tributos federais por conta do atual momento de pandemia.

Alívio
O clima de tensão no Centro Administrativo do Governo ficou mais leve depois que as contas de Carlos Moisés foram aprovadas por unanimidade em sessão telepresencial do Tribunal de Contas. E com destaques, entre eles a evolução do resultado orçamentário: saiu de déficit de R$ 1,2 bilhão em 2018, para um superávit de R$ 161 milhões em 2019. Sim, uma grande melhora nas contas públicas do Estado.

Decisão colegiadas
Atribui-se aqui, indevidamente, toda a responsabilidade ao deputado Volnei Weber (MDB), como presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa, pela decisão de levar adiante e decidir se seu amigo e deputado Jesse Lopes (PSL) deve ou não receber um castigo, que pode até ser a perda do mandato, pelas infundadas acusações de caráter sexual em relação ao governador Carlos Moises. Resumindo: não cabe só a ele decidir, e sim em conjunto com todos os membros da comissão, que tem nove integrantes, de diferentes partidos. Caso sinalize pela cassação de mandato, é necessária a instalação de um processo administrativo que deverá ser votado em plenário pela maioria absoluta.

Absorventes
Se virar lei, São José, na Grande Florianópolis, poderá ser um dos primeiros municípios brasileiros onde a prefeitura vai fornecer absorventes nas escolas públicas, conforme projeto aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana. Um levantamento informal constatou que muitas alunas deixam de frequentar as aulas em virtude de não terem condições de adquirir tal item.

Exclusão
O jornalista Juca Kfouri, que como ativista petista só falta iniciar campanha pela canonização do ex-presidente Lula, disse que no movimento “Juntos pela Democracia”, do qual é um dos articuladores, “a porta está quase totalmente aberta” e que “entrarão todos, menos os fascistas. Moro, fora. É o limite”.

Vingança
Como a toda hora se toma conhecimento de tal fato, o Superior Tribunal de Justiça condenou uma plataforma digital por manter publicações de fotos íntimas sem autorização da vítima. Esse ato, sem autorização após término de relação, é considerado crime e conhecido como pornografia de vingança.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo