Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Comissão que julgará impeachment do governador será formada nesta quarta-feira

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Comissão que julgará impeachment do governador será formada nesta quarta-feira

Raul Sartori

Dia especial
As atenções de hoje se voltam sobre a juíza federal Janaína Cassol, a quem cabe decidir se transforma ou não em réu o presidente da Assembleia Legislativa de SC, deputado Júlio Garcia, no caso de denúncia feita pelo Ministério Público Federal. A magistrada já demonstrou em outros casos sua intolerância à corrupção e a corruptos. A conferir. Como se sabe, hoje também será formada a comissão de cinco deputados e cinco desembargadores do TJ-SC para avaliar o processo de abertura do impeachment do governador Carlos Moises e da vice Daniela Reinehr. Um dia especial para a política catarinense.

Vozes discordantes
É interessante notar as posições dos mais conhecidos analistas políticos de SC. Uns tem certeza absoluta de que o processo de impeachment do governador Carlos Moisés e de sua vice, Daniela Reinehr, é político; para outros, absolutamente contrário, que é técnico. Quem anda um tanto perdido é quem os lê. E o eleitor também.

Lavanderia
O mercado imobiliário de Balneário Camboriú parece não estar nem aí para a crescente imagem negativa que a cidade vem ganhando no resto do país como paraíso para os barões do tráfico. Aquele passarinho veio dizer, como que um alerta, que as empresas do segmento deveriam começar a se preocupar quanto a origem do dinheiro de seus clientes.

Dupla intenção
A propósito da imensa polêmica nacional e até internacional surgida depois que a rede varejista Magazine Luiza anunciou que aceitará apenas negros em próximo programa de trainee, alguém escreveu uma frase lapidar em rede social: “O Magazine Luiza não faz caridade, faz negócios”. Discordar?

Solidária
A blumenauense Ana Moser, ex-jogadora de voleibol e líder do movimento Esporte pela Democracia, solidarizou-se com a atleta de vôlei de praia Carol Solberg, que no último domingo, ao conquistar bronze na etapa de Saquarema do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, bradou um “Fora, Bolsonaro!”, ao vivo, na TV. A moça disse que está preocupada com a democracia. “Sei que existem regras, mas acho que esse é o momento para avançar nessa discussão”, afirmou Ana Moser, um tanto cheia de dedos.

Coragem italiana
No plebiscito feito na Itália no domingo e segunda-feira, uma grande maioria (entre eles o responsável por estas linhas, que tem também cidadania italiana e votou na consulta) disseram “sim” à proposta de reduzir seu Parlamento para as eleições de 2021 em um terço, de 945 senadores e deputados para 600. Outro desafio, agora, é reduzir os indecorosos salários que eles recebem. Os italianos tiveram a coragem que ainda falta aos brasileiros.

Evitar debacle
É uma das primeiras das tantas que devem ser proferidas de agora em diante a decisão de 2ª instância (TJ-SC) que manteve a suspensão de títulos de protesto de uma até recentemente sólida confecção do Vale do Itajaí, que teve as pernas quebradas devido à pandemia. Caso contrário, teria que demitir centenas de funcionários e, muito provavelmente, encerrar atividades.

Cruz e caldeirinha
Os prefeitos que disputam a reeleição vivem entre a cruz e a caldeirinha. Não estão apenas obrigados a se dividir entre a campanha e o comando da pandemia, como ter que enfrentar consequências adversas se o número de casos de covid-19 aumentar e dali terem que tomar mais medidas restritivas. A volta às aulas, por exemplo, é um caso que os deixa estressados.

Destinos
Com fronteiras internacionais fechadas em todos os continentes, o jeito é fazer turismo regional, assim que for possível. Uma das maiores operadoras do Brasil, a CVC, já registra aumento na procura por pacotes em destinos nacionais, onde não está SC. Tanto no seu site quanto nas lojas físicas lideram, pela ordem, nas buscas, Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Serra Gaúcha (RS) e Porto Seguro (BA).

Adiado
O Senado deve apreciar nesta semana, adiado da semana passada, projeto de lei que permite o pagamento de pedágio proporcional ao uso da rodovia. Seu autor é o hoje Esperidião Amin (PP-SC), apresentado em 2011, quando ele era deputado federal.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo