Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Deputados articulam para que fundo partidário pague advogados de políticos enrolados com a Justiça

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Deputados articulam para que fundo partidário pague advogados de políticos enrolados com a Justiça

Raul Sartori

Defesa dos corruptos
Esta semana a Câmara dos Deputados incluiu um item maroto (o famoso jabuti), onde o recurso do fundo partidário (dinheiro público) pode ser usado na defesa de políticos enrolados na Justiça. Quer dizer, o mau político lesa o patrimônio público através da corrupção e a lei permite que este mesmo recurso público pague o advogado em sua defesa. Deputados catarinenses que disseram sim: Darci de Matos, Pedro Ukzai, Ricardo Guidi e Helio Costa.

Holofote
Virou mania, no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de SC, a criação de frentes parlamentares disso e daquilo. A última aqui, protocolada anteontem, foi pela defesa da Educação Domiciliar. Podem até ter lá suas boas intenções, mas estes grupos temáticos tem um traço comum: um político à frente para dizer que é ele quem teve a ideia. Só isso.

Voando
A voadora argentina JetSmart atribui tanta importância ao início de suas operações de baixo custo no Brasil, incluindo voos diretos entre Buenos Aires e Florianópolis, com início de venda de bilhetes no próximo dia 27, que foi levar o anúncio aos ministros Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

Pingos nos is
Há sim, muita desinformação sobre a discussão de identidade de gênero na educação pública. Na Base Curricular Comum de SC, construída por um amplo processo democrático a expressão é citada uma única vez no documento de mais de 400 páginas, no componente curricular de Ciências da Natureza, para estudantes do 8º ano do ensino fundamental (pré-adolescentes). Ali se sugere o ensino da organização e do funcionamento do corpo humano, das modificações físicas e emocionais que acompanham a adolescência e do impacto que elas podem trazer à autoestima e à segurança dos indivíduos. Nada que possa instar ou induzir isso ou aquilo quanto a identidade sexual.

Crítica
A mais pesada crítica à UFSC pela recusa do programa Future-se, do Ministério da Educação, foi feita na Assembleia Legislativa pelo deputado Bruno Souza (sem partido). Chamou os críticos do programa de “canalhas do negacionismo” ao não reconhecerem a necessidade de rediscutir os orçamentos das universidades diante da grave crise fiscal que o país atravessa. “Não propõem solução. Só não querem que não mexam nos benefícios deles”, disse. Uma dura, mas não absoluta verdade.

Nova lei
Entrou em vigor anteontem a lei federal 13.868, que inclui na Lei de Diretrizes e Bases da Educação as universidades comunitárias, assim definidas as várias instituições do sistema Acafe, em SC. A norma também altera legislação de 1961 para incluir tais instituições entre as entidades que podem fazer indicações no processo de escolha dos membros da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE) do Ministério da Educação (MEC). A lei originou-se de projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC).

Combate à pedofilia
Na mesma quarta-feira em que em operação nacional foram presas dezenas de pessoas envolvidas em pornografia infantil e pedofilia, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou projeto de lei relatado pela deputada Caroline de Toni (PSL-SC) que proíbe a concessão de visto brasileiro para estrangeiro indiciado em outro país por crime relacionado à pedofilia.

Novos mantenedores
Jovens de escolas públicas e privadas de Santa Catarina têm ainda mais oportunidades de aprender sobre empreendedorismo, finanças pessoais e preparação para o trabalho. As empresas Unicred Florianópolis, Mueller Fogões e Eletrodomésticos, Hércules Motores e Thor Condutores Elétricos agora fazem parte do exército de voluntários e mantenedores da Junior Achievement no Estado. Atuando desde 1997 em SC, a entidade teve até agora o apoio de 15 mil voluntários, beneficiando mais de 620 mil jovens de 300 escolas em 80 cidades catarinenses.

Classe A
O trade turístico de Joinville comemora, e merece. A cidade acaba de ganhar posição de destaque no ranking do turismo nacional e agora é um dos cinco municípios catarinenses classificados como categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro 2019, publicado pelo Ministério do Turismo (MTur) na semana passada. Os outros quatro são Florianópolis, Balneário Camboriú, Itapema e Bombinhas. A categorização utiliza a escala de “A” a “E” e serve para identificar o desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o mapa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo