Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pedir a volta do voto impresso é, além de bobagem, um atraso histórico

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pedir a volta do voto impresso é, além de bobagem, um atraso histórico

Raul Sartori

Atraso
A urna eletrônica brasileira tem eficiência e confiabilidade atestada e comprovada. Um dos últimos atestados foi dado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), esta semana, depois das eleições de domingo. Mas há quem, entre eles Jair Bolsonaro, que quer o atraso, a volta do voto impresso. Valha-me! Pior: já tramita no Congresso a Proposta de Emenda à Constituição do Voto Impresso! Socorro!

Atraso 2
Enquanto se perde tempo em tal bobagem, no mesmo Senado dormem várias, urgentes e imprescindíveis propostas, como as que criam imposto sobre grandes fortunas, que suspende a cobrança de parcelas de empréstimo consignado de aposentados e a que limita os juros de cartão de crédito durante a pandemia.

Novo paradigma
Criminosos não só tem que cumprir pena na prisão, como também indenizar suas vítimas pelos danos sofridos. A adoção deste novo paradigma está em projeto da juíza Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres, titular da Vara da Fazenda Pública da comarca de Itajaí. No momento a magistrada busca o auxílio de toda a sociedade para sua ainda solitária iniciativa. Pelo site www.justicadireitodetodos.com.br é possível assinar apoio ao projeto, que já conta mais de 80 mil assinaturas, e visualizar o documento na íntegra. A ideia é que o trabalho sirva de base para uma futura proposta de emenda à Constituição. A proposta já foi entregue aos parlamentares do Congresso Nacional e recebida pelo Ministério dos Direitos Humanos.

Poder disperso
Quem gosta e quer entender a política de SC deve ler estudo do grupo de pesquisa Callipolis, da Esag/Udesc, divulgado segunda-feira. Conclui, resumidamente, que as eleições municipais encerradas no último domingo tiveram como efeito uma dispersão do poder político em SC, com uma menor concentração nos grandes partidos. O poder dos maiores partidos recuou. A força somada de MDB, PSD, PSDB e PP, de perto de 80%, caiu abaixo de 60%. Também houve recuo dos partidos de esquerda e centro esquerda (PT, PDT, PSB, PSOL e PCdoB), que agora somam menos de 5% da força política estadual. Por outro lado, houve avanço de partidos como DEM, Podemos, Novo, PL, PSL e Republicanos. Para os estudiosos, isso pode ser um indicativo de novas coalizões e novo padrão de disputa partidária nas eleições de 2022 em SC.

Otimismo
Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) revela que 46,6% dos comerciantes catarinenses entrevistados têm expectativa de aumento nas vendas para o Natal, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os empresários ouvidos, 32,1% projetam um crescimento acima de 5%. O tíquete médio está previsto em R$ 198. Havia (e ainda há) quem pensasse e pensa não existir otimismo. Gente, só ele é que pode nos levar adiante!

Convivência
Há quem queira virar pulga para testemunhar o momento em que Lucas Esmeraldino, que foi um dos primeiros secretários de Estado a ganhar cartão vermelho quando a vice-governadora Daniela Reinehr se tornou interina, se encontrar novamente com ela. Sim, será inevitável uma hora dessas. Lucas voltou ao governo, chamado por Carlos Moisés, para ocupar a Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília. Assim, pelo menos ficarão distantes.

Fama indesejada
Grandes veículos da imprensa internacional repercutiram, ontem, o que aconteceu em Criciúma. BBC, CNN e New York Times, dentre vários outros, deram amplo destaque. Mas é lamentável para a já horrorosa imagem do Brasil mundo afora. Que notícia positiva ganharia tanta mídia?

Não um Deus
De seu tranquilo refúgio na aprazível praia do Campeche, no sul da Ilha de SC, o ex-craque da Seleção Brasileira de Futebol, Paulo Cezar Cajú, ganha a vida escrevendo artigos. E muito bem. No de ontem, publicado no portal de Veja, diz numa frase o que muita gente pensa: “Maradona foi gênio da bola, não um Deus acima do bem e do mal”.

Sem privacidade
Ter poder é uma prisão. Que o diga o presidente Jair Bolsonaro, que por decisão da ministra “suprema” Cármen Lúcia não pode bloquear usuários hostis no Twitter, porque tudo que ele escreve é “oficial”.

Desempenho
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) teve a melhor pontuação dentre os 90 que concorreram ao Prêmio CNJ de Qualidade e recebeu pela primeira vez o prêmio na categoria máxima, a Diamante. A premiação foi sexta-feira, durante a transmissão do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo