Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Prefeitos de SC dão passagens para que moradores de rua se mudem para outras cidades

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Prefeitos de SC dão passagens para que moradores de rua se mudem para outras cidades

Raul Sartori

Indesejados
Com algumas exceções, como Florianópolis, onde há um acolhimento razoável, alguns prefeitos de SC estão prestes a ser denunciados publicamente por colegas. É que é prática entre vários deles dar passagens para moradores de rua buscarem paradeiro na cidade vizinha por não tem estrutura (albergues, por exemplo) ou não querem dar atendimento a eles. Querem distância, a mais extensa possível geograficamente.

Julgamento
Condenar os deputados federais de SC que votaram contra a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), como fizeram Caroline de Toni (PSL), Coronel Armando (PSL), Daniel Freitas (PSL), Angela Amin (PP), Fábio Schiochet (PSL), Hélio Costa (Republicanos), Rodrigo Coelho (PSB), Peninha (MDB) e Gilson Marques (Novo)? Sim, o tresloucado Silveira se excedeu, mas ele representa uma parcela da sociedade que o elegeu e não se pode combater abuso verbal com grave abuso judicial, via Supremo Tribunal Federal, como justificou Peninha. Quanto ao julgamento e possível (e merecida, sim) punição do falastrão, que aconteçam no âmbito da Câmara dos Deputados.

Frente à frente
Agora presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Neodi Sareta (PT) sinalizou ao colega do PSD, Kennedy Nunes, que pode atender seu pedido para uma acareação entre o governador Carlos Moisés e os dirigentes da empresa que administra o Samu. Hum…

Atenção regional
Ao acompanhar o governador Carlos Moisés em agenda no Meio-Oeste, o deputado federal Celso Maldaner não poupou elogios ao chefe do Executivo estadual. Em seus discursos, o presidente do MDB catarinense ressaltou a atuação conjunta do governador com os municípios, ponte essencial para atender à população com serviços de qualidade. Afirmou que depois de Paulo Afonso e Luiz Henrique da Silveira, Carlos Moisés é que melhor representa esse papel de união com as prefeituras. Um exemplo disso foi o pagamento de 76 emendas parlamentares impositivas para as cidades que abrangem a Associação de Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp). O investimento total é de R$ 13,2 milhões, resultado de emendas de 23 deputados estaduais.

Negativados
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) levantou que mais de 4 mil municípios brasileiros (78 de SC) não atualizaram o Cadastro da Dívida Pública (CDP), o que os deixa impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito.

Mobilidade
Balanço da Sem Parar, empresa líder no mercado de pagamentos automáticos no Brasil, mostra que, em janeiro, a circulação de veículos nos shoppings foi de 34% menor, no comparativo com dezembro. Nas rodovias pedagiadas a queda foi de 8,98%. As exceções foram SC e Rio de Janeiro, com crescimento na circulação geral de suas rodovias de 3% e 2%, respectivamente.

Sempre miss
A eterna miss Brasil e atriz Vera Fischer, 70 anos, e exuberante – que segue idolatrada na terra natal, Blumenau -, no momento no ar em duas reprises de sucesso (“Laços de família” e “Riacho doce”) está aproveitando a quarentena ao máximo. Fez a websérie “Reflexos”, está fazendo a “Vera Theater” (leitura de textos de teatro) no Instagram e até virou heroína numa campanha publicitária. Em canal virtual, fãs pedem conselhos, como dicas para manter em alta a autoestima. É isso que a faz adorável e adorada.

Peneira
Antes mesmo das provas, cada um dos candidatos a cursos de formação de soldados da Policia Militar de SC é alvo de uma investigação, que poucos sabem existir. Foi por meio de uma delas que um candidato foi excluído de concurso recente. Inconformado, foi até às ultimas instâncias judiciais, sem sucesso. No questionário de investigação social constatou-se ter associação ao tráfico e duas conduções à delegacia por embriaguez ao volante, com o registro de negativa de submissão ao teste do bafômetro. A PM se livrou de encrenca.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo