X
X

Buscar

Senadores cobram explicações de ministro do STF sobre inquérito contra deputado federal

No laço O senador Jorginho Mello (PL-SC) assinou o requerimento de autoria do senador Eduardo Girão (Pode-CE) para que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, dê explicações sobre as medidas tomadas no âmbito do inquérito contra o deputado federal Daniel Silveira (UB-RJ). O requerimento deve ser apreciado pelo plenário do Senado e, […]

No laço
O senador Jorginho Mello (PL-SC) assinou o requerimento de autoria do senador Eduardo Girão (Pode-CE) para que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, dê explicações sobre as medidas tomadas no âmbito do inquérito contra o deputado federal Daniel Silveira (UB-RJ). O requerimento deve ser apreciado pelo plenário do Senado e, se aprovado, Moraes terá que ir até o parlamento responder aos questionamentos que serão feitos pelos parlamentares, em data ainda a ser definida. O pedido terá que ser pautado pela presidência do Senado. Jorginho é defensor da abertura do processo de impeachment contra membros da suprema corte, pois entende que os ministros cometeram atos que atentam contra a independência dos poderes da República.

Canja
Chico Buarque ganhou uma canja da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC, que relacionou seu livro, a novela “Fazenda Modelo”, entre os cinco de leitura obrigatória para o exame do próximo ano, que será realizado dias 10 e 11 de dezembro deste ano.

Isolado
O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (MDB), que renunciou sábado para concorrer ao governo do Estado, vai enfrentar enormes desafios internos, no próprio partido. Explica-se. Dos nove deputados estaduais, apenas Ada de Luca esteve presente no ato de renúncia. E dos 96 prefeitos, 40 tiveram a presença confirmada pela organização.

Divergências
Mesmo com apoio a Bolsonaro, divisões locais não tornam fácil a convivência de candidatos no chamado Centrão em 20 Estados, relata o jornal “O Globo”. Em SC, por exemplo, duas siglas do bloco disputarão o governo do Estado: o Republicanos com o governador (pela reeleição) Carlos Moises, e o PL com o senador Jorginho Mello.

Briga fraterna
Sobre a briga que hoje envolve os bombeiros militares e voluntários de SC, o arquivo deste espaço informa da existência, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição 218/19, da deputada federal Ângela Amin (PP-SC), que autoriza a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênios com bombeiros voluntários. Pelo texto, poderão executar atividades de defesa civil, realização de serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, combate a incêndios, busca e salvamento de pessoas e bens e atendimento pré-hospitalar. Bombeiros voluntários que tem 43 corporações e 4.900 bombeiros não remunerados que atendem 1,6 milhão de pessoas em 50 municípios de SC.

Baleia Franca
Se tudo se encaminhar certo, vai ser instituído em SC o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca, abrangendo os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. É o que prevê projeto do deputado estadual Volnei Weber (MDB). Bom seria se, também, até lá se liberasse a observação embarcada dos cetáceos, proibida em SC, talvez o único lugar no mundo que tem esta restrição.

Esquecida
A cantora Gal Costa demonstra que quer esquecer, ou já esqueceu, episódio marcante em sua vida. Em 1976, quando integrava o grupo Doces Bárbaros, junto com Gilberto Gil, Caetano Velloso e Maria Bethânia, foi presa por porte de drogas, em Florianópolis. No filme autobiográfico “Meu Nome É Gal”, que deve ser lançado no próximo ano, há indicações de que o caso será ignorado. O longa-metragem está sendo rodado em São Paulo e Rio de Janeiro.

Opinião
Para patrulheiros de plantão, de esquerda, direta e outros: este espaço jamais deixará de condenar quem pratica malfeitos em geral, mas quanto à corrupção não dá a seus autores nenhuma trégua.

Judas
Leitor pede que o aqui se indique quem merece ser malhado como Judas no sábado de Aleluia. Sem titubear: todos os corruptos. Com direito a ter seu boneco queimado nos postes, para manter a tradição. Não sem antes receber uma sova com varas de marmelo e apedrejado em plena rua.

Alta tecnologia
O Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de SC, divulgou que o Estado alcançou o maior volume de produtos de alta tecnologia para o mês de fevereiro desde 2012. As vendas externas no período, alcançaram US$ 808 milhões, 27,5% mais do que em fevereiro de 2021. O motor elétrico foi o produto líder em faturamento com US$ 47 milhões em vendas.

Xuxa vovô
O ex-nadador catarinense Fernando Scherer, radicado em São Paulo, vai virar vovô. Sua filha Isabella Scherer, atriz de 26 anos, espera um bebê do namorado, o modelo Rodrigo Calazans, de 37.