Reaproveitamento de óleo de cozinha é o tema do Na Lata Certa desta segunda-feira, 18 de junho

Saiba de informações e orientações sobre a forma certa de dar a destinação ao material

Reaproveitamento de óleo de cozinha é o tema do Na Lata Certa desta segunda-feira, 18 de junho

Saiba de informações e orientações sobre a forma certa de dar a destinação ao material

Depois que preparamos alguns alimentos fritos, tanto em restaurantes com em nossa própria casa, sempre nos deparamos com aquela quantidade de óleo que sobra no fundo da panela.

Talvez, a opção mais prática seria jogar aquele azeite usado pelo ralo da pia da cozinha, ou então em um canto no quintal. Entretanto, atitudes como estas podem trazer malefícios irreparáveis ao meio ambiental, já que o óleo é considerado um dos resíduos mais poluidores.

Com a preocupação em dar o destino correto para este material, o Na Lata Certa desta segunda-feira, 18 de junho, traz dicas, orientações e informações sobre as melhores formas de reciclar e reaproveitar o azeite de cozinha.

Se descartado de forma certa, o resíduo pode ser transformado em biodiesel, em ração para animais, e também em cosméticos de modo geral, como batom, sabonete, sabão, entre outras utilidades.

Um dos bons exemplos de conscientização quanto ao material é do engenheiro mecânico Udo Aurélio Serpa, 61 anos, que desde 2009, voluntariamente tem feito a diferença no município de Brusque. Ele é o autor do Projeto Azeite, integrado ao Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (CEAB) em parceria com a prefeitura.

*Veja a galeria de fotos

Com as coletas, através de pontos distribuídos em vários pontos da cidade, toda a renda do óleo recolhido é destinada para a aquisição de materiais voltados para a educação ambiental e em benefício ao parque Zoobotânico.  

Outra iniciativa  também é dos irmãos brusquenses Maico e Wilian Mohr, que transformaram a reciclagem em empreendimento, com a coleta azeite de cozinha, tanto o óleo vegetal como a gordura animal, em empresas, lanchonetes, restaurantes e refeitórios de grandes instituições.

**Confira a reportagem completa na edição impressa do Jornal  Município Dia a Dia desta segunda-feira, 18 de junho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio