Receita Federal notifica contribuintes de Brusque e região com problemas na declaração de Imposto de Renda
Saiba como corrigir as informações erradas e, assim, não pagar multa ao Fisco
Saiba como corrigir as informações erradas e, assim, não pagar multa ao Fisco
A Receita Federal termina de enviar as cartas aos contribuintes que tiveram algum problema na Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (Dirpf) de 2016 hoje. O órgão fiscalizador enviou correspondências aos contribuintes que caíram na malha fina, ação que faz parte do Projeto Cartas 2016.
A chefe da agência de Brusque da Receita Federal, Rosemari Glatz, explica que o projeto visa alertar os contribuintes que foram pegos na malha. O objetivo é avisar as pessoas cujas declarações apresentaram diferença entre o valor declarado e o imposto retido.
De acordo com a Delegacia de Blumenau da RF, que abrange 47 municípios – dentre eles Brusque, Guabiruba e Botuverá – foram notificados 1.396 contribuintes, o que equivale a 31% do total registrado até o fim de agosto.
Rosemari ressalta que, neste momento, os contribuintes não precisam ir até a agência da Receita Federal. “A carta contém as orientações quanto aos procedimentos que devem ser adotados pelo contribuinte, e, conforme já consta da correspondência, o contribuinte não deve procurar as unidades da Receita Federal neste momento, pois esse é um esforço de orientação”, diz.
As pessoas que receberam a carta deve seguir as instruções. A princípio e de modo geral, será possível corrigir o problema enviando uma Declaração Retificadora por meio do site oficial da Receita Federal.
Orientação sem punição
Esta fase de notificação da RF é apenas orientativa. A pessoa que teve algum problema, sendo que o principal deles é a diferença entre o montante declarado e o imposto recolhido, poderá corrigir o erro sem que tenha que pagar multa.
Para fazê-lo, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal. Na opção Extrato DIRPF, a pessoa deve baixar o programa correspondente ao Imposto de Renda de 2016 e então fazer a retificadora. No fim, é só confirmar que se trata de um retificadora e enviar.
Caso a pessoa não concorde com a inconsistência apontada pela Receita Federal, ela deve esperar até o início de 2017. Ela será notificada oficialmente para se manifestar. Se o contribuinte não obtiver sucesso na sua reclamação, estará sujeito ao pagamento de multa.
Passo a passo da Declaração Retificadora
Retificação online