Rede de ensino anuncia criação de polo em Brusque

Instituição instalará polo de apoio presencial; com cursos de graduação e pós-graduação

Rede de ensino anuncia criação de polo em Brusque

Instituição instalará polo de apoio presencial; com cursos de graduação e pós-graduação

A partir de setembro, Brusque terá uma nova opção de Educação a Distância (EAD). A Unicesumar – presente em cerca de 70 cidades brasileiras e ranqueada como uma das 12 maiores instituições de ensino do país pelo Ministério da Educação (MEC) – instalará um polo de apoio presencial no município.

O diretor dos polos de Blumenau e Jaraguá do Sul, Adriano Albano, diz que o potencial de Brusque chamou atenção da Unicesumar, que tem outras unidades próximas, como em Balneário Camboriú e Itajaí. Ele conta que a tentativa de atuar na cidade ocorre há três anos, mas a instalação demorou devido à morosidade do MEC em validar a ampliação da instituição.

“Temos um carinho muito especial por Santa Catarina e por esta região, inclusive já temos alunos de Brusque. Realizamos pesquisas, analisamos outras instituições de ensino, e por termos excelentes parcerias com empresas de toda a região, decidimos pelo município”.

Albano explica que o polo presencial será um espaço para que os alunos façam provas, realizem atividades, tenham transmissões de aulas e recebam o apoio da equipe sobre metodologia, cursos e a própria instituição. Segundo ele, dentro de três meses o espaço, que será locado, já terá sido definido. “Vimos diversos opções na região, mas o martelo ainda não foi batido, porém, certamente será uma localização central, que facilite o acesso”.

Albano afirma que o objetivo da Unicesumar é que turmas já sejam fechadas para o primeiro semestre de 2017, com isso, as inscrições do vestibular devem ser divulgadas ainda em outubro deste ano. Serão oferecidos 37 cursos de graduação e 34 de pós-graduação. “Temos uma metodologia diferenciada, com ferramentas inovadoras e com flexibilidade ao estudante. 80% dos professores são mestres e doutores”.

O diretor ainda diz que a instituição acredita receber muitos alunos, principalmente para os cursos de Design de Moda e Tecnologia da Informação (TI). Ele afirma que são dois segmentos característicos da região e que estão em crescente desenvolvimento.

Albano também afirma que são esperados neste começo de atividades cerca de 300 alunos. No entanto, pelo histórico de outros polos, espera-se que em dois anos passe de 2 mil. O investimento na região será de aproximadamente R$ 300 mil.


A instituição

A Unicesumar tem 263 unidades credenciadas no Brasil. Em Santa Catarina, são 15 mil alunos. A instituição pretende abrir, ainda em 2016, além de Brusque, mais sete polos. A previsão de investimento para a expansão nacional é de mais de R$ 200 milhões.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio