Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de 189 mamografias

Unimed Brusque fez a ação em que cada mulher que fez seu exame pelo Plano de Saúde foi responsável por uma doação à entidade

Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe doação de 189 mamografias

Unimed Brusque fez a ação em que cada mulher que fez seu exame pelo Plano de Saúde foi responsável por uma doação à entidade

Na tarde de terça-feira, 31, último dia da tradicional campanha do Outubro Rosa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer recebeu um presente especial da Unimed Brusque: a doação de 189 mamografias. A proposta idealizada pela Unimed Brusque era simples.

Cada beneficiária que não estava em dia com o exame que realizasse sua mamografia preventiva durante o ano, através do programa “Saúde da Mulher”, estaria automaticamente doando outro exame para alguma paciente atendida pela Rede Feminina. Depois de alinhado o trabalho em equipe, se iniciou a busca ativa destas clientes e 189 delas realizaram o procedimento e contribuíram para o resultado da ação.

“A Unimed Brusque tem uma história de prevenção na sua vida como Plano de Saúde. Temos vários programas de caráter preventivo e, um deles, é o “Saúde da Mulher”, explica o presidente da Unimed Brusque, Carlos Germano Ristow.

O objetivo da ação é estimular a mamografia preventiva, no intuito de buscar um diagnóstico precoce para que as clientes não cheguem a uma situação difícil de tratamento.

Segundo Ristow, a expectativa é que o número de mamografias doadas fosse ainda maior. “Desde 2005 nós mantemos um convênio com a Rede Feminina, na qual são doadas 60 mamografias anuais para a entidade, que faz esta distribuição entre as pessoas carentes. Vale lembrar que o mês de outubro acaba, mas a prevenção continua”.

Para o gerente geral da Unimed Brusque, Guilherme Gamba, a entrega das 189 mamografias para a Rede Feminina de Combate ao Câncer foi um momento de satisfação, a finalização de uma campanha planejada e executada por diversos colaboradores, que envolveu clientes, estreitou os laços com a entidade e vai beneficiar quem depende do exame.

“Há alguns anos nós mantemos uma parceria com a Rede Feminina e o intuito do novo projeto era ampliar o número de exames doados, que contribuem na prevenção e detecção precoce do Câncer de Mama. No nosso planejamento surgiu a ideia de lançar este desafio para as clientes que fazem parte do programa “Saúde da Mulher” e todos saíram ganhando”, avalia.

Corrente do bem
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sônia Marisa de Oliveira Zink, ficou surpresa com o número de mamografias doadas pela Unimed Brusque. Além da cota anual de 60 exames e outros convênios mantidos, o volume de mamografias nem sempre é suficiente para atender o número de mulheres que necessitam do exame.

“Estamos felizes e temos a certeza de que vai ajudar muito porque a demanda é grande. Atendemos 20 mulheres todos os dias e quase todas precisam do exame. Além disso, às vezes aparecem pacientes com alteração na mama e que precisam de um encaixe com urgência para evitar que o tempo passe e que a doença avance”, destaca a presidente da Rede Feminina.

Segundo ela, o principal apelo que a campanha do Outubro Rosa quer deixar na consciência das mulheres é a importância de se submeter aos exames de saúdes periódicos a partir dos 40 anos.

“Não tenham medo! A mamografia é um pouco desconfortável, mas acaba rápido. E não há um método mais eficiente para diagnosticar o Câncer de Mama de forma precoce. Agora, quem realiza a mamografia na Unimed Brusque também está ajudando as mulheres carentes que vão à Rede Feminina e que dependem também este exame”, enfatiza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio