Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

“Reinauguração” da ponte Arthur Schlösser é criticada nas redes sociais

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

“Reinauguração” da ponte Arthur Schlösser é criticada nas redes sociais

Página 3

Piada nas redes sociais
Virou chacota na internet a cerimônia informal de “reinauguração” da ponte Arthur Schlösser, que teve o tráfego de veículos leves liberado no sábado, 2, em meia pista. O prefeito Jonas Paegle, o vice Ari Vequi, acompanhado de secretários e vereadores resolveram posar para fotos, com direito a corte de uma fita inaugural, sob flashes de câmeras e comemorações exacerbadas nas redes sociais.

Sobrou para o prefeito
As más línguas, especialmente as de adversários políticos, disseram que a vontade de inaugurar obras era tanta que essa era uma oportunidade única. Outros resolveram criar memes, como são conhecidas as imagens divertidas que circulam nas redes sociais. Um deles comparava o prefeito ao personagem Edward Mãos de Tesoura, do famoso clássico do cinema de 1990.

Bom senso
Apesar dos exageros políticos, não dá para negar: a cena foi, no mínimo, desnecessária. Cria-se um ambiente de euforia para algo visto como obrigação mínima da prefeitura. Afinal, são três meses de interdição que criaram um grande problema ao trânsito da região central.

Nova etapa
Podem transitar pela ponte veículos leves, de até duas toneladas e com altura máxima de 2,30 metros. As obras tiveram início há pouco mais de um mês. A partir de agora, os trabalhos entram na segunda etapa, que visa a recuperação total da estrutura, com previsão de durar aproximadamente 100 dias, ou seja, até dezembro.



Mudança de endereço

A Superintendência Regional do Ministério do Trabalho em Brusque mudará de endereço em breve. Nesta semana, foi assinado contrato para que o serviço, atualmente prestado na avenida das Comunidades, seja transferido para a rua Felipe Schmidt, ao lado da sede do jornal O Município. Ainda não há informações sobre quando o serviço começará a ser prestado no novo endereço. O valor do contrato é de R$ 186 mil, válido até agosto de 2022.


Encontro de secretários
Aconteceu na semana passada um encontro entre o atual secretário de Trânsito e Mobilidade, Alonso Moro Torres, e o vereador Paulo Sestrem (PRP), que já dirigiu a pasta durante o governo Paulo Eccel. Segundo Sestrem, o objetivo da visita foi conhecer os planos e estratégias da nova gestão da secretaria. Foram discutidos diversos assuntos, como sinalização, transporte, fiscalização e plano de mobilidade.


Princípio da insignificância
O Tribunal de Justiça acatou recurso do Ministério Público e determinou à Vara Criminal de Brusque que processe denúncia feita contro um homem por furto. A denúncia havia sido rejeitada na primeira instância pelo fato do juiz ter aplicado o princípio da insignificância, tendo em vista o baixo valor dos produtos furtados. Entretanto, para o TJ-SC, o valor dos produtos do furto (R$ 152,90) corresponde a mais de 17% do salário mínimo vigente à época dos fatos, e por isso esse princípio não pode ser aplicado.


Explanação do OSBr
As ações realizadas pelo Observatório Social de Brusque e projetos da entidade foram apresentados pelo diretor executivo Evandro Gevaerd a advogados da OAB de Brusque, na noite de quinta-feira, 31 de agosto, durante assembleia. Na oportunidade, Gevaerd falou sobre o trabalho de monitoramento e fiscalização dos investimentos públicos e prestou contas das receitas e despesas da entidade.

Iniciativa popular
Durante o encontro, o diretor do Observatório Social comentou também sobre a intenção de firmar uma parceria com a Comissão de Moralidade Pública da OAB de Brusque, no sentido de elaborar projetos de iniciativa popular, para serem encaminhados à Câmara de Vereadores. O vice-presidente da OAB, Eduardo Decker, sinalizou que a parceria com a comissão deve ser viabilizada em breve, já que a proposta vem beneficiar a coletividade. “Certamente, nós advogados contribuiremos com o trabalho do Observatório Social”, declarou.


Sistema de votação
Na tarde da última quarta-feira, 30 de agosto, o presidente da Câmara de Brusque, vereador Jean Pirola (PP), recebeu a visita do diretor legislativo da Câmara de Blumenau, Juliano Campestrini, que estava interessado em conhecer as funcionalidades do sistema de votação eletrônico utilizado nas sessões ordinárias do legislativo brusquense, o “Legislador Plenário”.

Programa mais completo
Embora o parlamento blumenauense também já conte com um programa eletrônico de votação, Campestrini gostou do modelo adotado em Brusque, especialmente porque as matérias em pauta na reunião podem ser visualizadas em telas individuais pelos vereadores, e também nas telas maiores do plenário, o que praticamente elimina a impressão de textos em papel. Além disso, o Legislador Plenário consegue se comunicar diretamente com a ferramenta de cadastramento de projetos e outras proposições, administrada no dia a dia pelos funcionários da Câmara. Diante das vantagens apresentadas, o diretor disse que irá discutir em Blumenau a adoção do mesmo sistema empregado em Brusque.



Ponto facultativo em Guabiruba
A Prefeitura de Guabiruba decretou ponto facultativo na sexta-feira, 8, que sucede o feriado de Independência do Brasil. O decreto abrange os órgãos e entidades da administração direta e indireta, no entanto, não se aplica a servidores das repartições públicas que prestam serviços considerados essenciais.



1º Mutirão do Procon
Hoje, amanhã e quarta-feira, 6, será realizado o 1º Mutirão do Procon de Brusque na Unifebe. A ação tem o objetivo de solucionar conflitos da competência do Direito do Consumidor. As mediações serão realizadas no Bloco A do Campus Santa Terezinha da Unifebe pelos acadêmicos de Direito, das 9h às 11h e das 13h30 às 17h. Hoje as atividades serão simuladas e nos dias 5 e 6 ocorrem os atendimentos efetivos à comunidade.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio