Conteúdo exclusivo para assinantes

Reitor da Unifebe fala das principais conquistas da universidade em 2017

Adesão à Educação a Distância (EAD), novas pós-graduações e lançamento de Ensino Médio estão entre as novidade

Reitor da Unifebe fala das principais conquistas da universidade em 2017

Adesão à Educação a Distância (EAD), novas pós-graduações e lançamento de Ensino Médio estão entre as novidade

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) está sempre em busca de novidades para alavancar o seu nível educacional. Prova disso é que em 2017 muitos novos projetos foram iniciados.

O lançamento do curso de Processos Gerenciais na modalidade Educação a Distância (EaD) foi uma das grandes novidades, atrelado à criação de novas pós-graduações, da graduação de Jogos Digitais e do Ensino Médio em parceria com o Colégio Amplo.

Além disso, viagens internacionais resultaram em convênios e parcerias que trazem um novo panorama tecnológico e em pesquisa para a Unifebe.

A previsão é que até o fim do ano sejam abertos novos polos em São Paulo, Curitiba e em duas outras cidades de Santa Catarina para atender cursos desta metodologia.

O reitor da universidade, Günther Lother Pertschy, afirma que o EaD veio aprimorar o ensino. “2017 foi um ano fantástico, de muitos novos projetos, onde pudemos alinhar o nosso planejamento estratégico”, diz o reitor, que afirma que a Unifebe quer transformar as pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho. “Ter uma boa educação, uma boa formação, faz toda a diferença”.

Confira um balanço realizado por Pertschy para o jornal O Município. Ele fala das principais ações deste ano.

Avaliações do Ministério da Educação (MEC)
Todas as avaliações realizadas obtiveram nota acima de 4, na escala de 1 a 5. Para o reitor, são conceitos de extrema importância, que demonstram que dentro do que a legislação exige, a Unifebe está “em perfeita sintonia”.

Administração: 4
Ciências Contábeis: 4.8 (arredondamento ficou conceito 5)
Design Gráfico: 4.2
Gestão comercial: 4.5
Processos Gerenciais: 4.2
Produção têxtil: 4.3
Design de Moda: 4
Direito: 4.3
Logística: 4.5

Prova do Enade
A Unifebe obteve bom desempenho em dois cursos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Educação Física e Administração, com conceito 4. O Enade tem como objetivo avaliar a performance dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares no curso de graduação.

Viagens e acordos internacionais
Neste ano, intercambistas alemães – estudantes de Administração Pública de Karlsdorf-Neuthard e Stuttgart -, estagiaram no setor de Recursos Humanos da Unifebe;

A instituição assinou com a Hochschule Karlsruhe – Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, na Alemanha, acordo de cooperação internacional com objetivo de incentivar intercâmbios, pesquisas acadêmicas, realização de eventos;

Parceria com o Distrito de Karlsruhe – Alemanha
Brusque é parceiro há alguns anos da Alemanha no desenvolvimento de projetos voltados à sustentabilidade: mudanças climáticas (cheias, inundações); educação ambiental; projeto Sairinhas; mobilidade e eficiências energéticas.

Com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – uma das principais universidades em tecnologia e engenharia da Europa -, desde 2014 a Unifebe vem trabalhando em projetos de pesquisa.

Um dos grandes frutos desta parceria são as estações inteligentes, ou seja, postes que possuem iluminação, internet, sensores para monitoramento ambiental, temperatura e carregamento de veículos elétricos. Elas foram instaladas em outubro na cidade e na Unifebe, inclusive, está uma das três estações.

A inauguração oficial acontecerá no dia 17 novembro, quando uma comitiva alemã estará em Brusque. A cidade é a primeira da América a receber as estações. Até 2019, a previsão é que sejam trocadas as iluminações públicas atuais do município por lâmpadas de LED (que economizam até 85% de energia) e que sejam disponibilizadas bicicletas elétricas para locação.

O reitor da Unifebe avalia que assim como outros projetos com os alemães, as smart cities – cidades inteligentes -, são ações concretas que estão sendo realizadas por meio da parceria. Para ele, certamente são “indispensáveis para o avanço em pesquisa tecnológica e para que Brusque se torne referência no assunto”.

Pós-graduação em parceria com a Espanha
Foi lançado este ano em parceria com Instituto de Tecnologia Zigurat, da Espanha, o curso de pós-graduação em International Master BIM Manager. As aulas são em EAD e iniciam em fevereiro de 2018.

O reitor explica que por meio de software, “extremamente tecnológico”, é possível fazer projetos de construção de qualquer edificação, com um controle mais aprimorado, com qualificação e economia.

Fusão com o Colégio Amplo
Única universidade da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) que não possuía um colégio universitário, em outubro a Unifebe firmou parceria para disponibilizar opção de Ensino Médio em 2018 no campus Santa Terezinha.

“Há dois anos pesquisávamos modelos educacionais para apresentar um ensino diferenciado”, diz Pertschy, que destaca que com a fusão, a universidade se empenha mais ainda em buscar formatos de graduação mais modernos, para que o estudante possa fazer a graduação no mesmo local assim que finalizar o Ensino Médio.

Infraestrutura na área da Saúde
Para o fim deste ano e começo de 2018 estão sendo planejadas a construção de empreendimento esportivo e cultural – ginásio de esporte, academia e laboratórios para cursos de Educação Física e os da área da Saúde, que auxiliarão também no Ensino Médio.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal
A Unifebe formalizou em agosto acordo de cooperação com a Receita Federal para a implantação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). A universidade é a única de Ensino Superior da região a ter esse convênio. O objetivo é ajudar a população de baixa renda.

Mutirão de conciliação
Em parceria com o Procon de Brusque, a instituição realizou em setembro o 1º Mutirão de Atendimentos para solucionar conflitos na área do Direito do Consumidor. “É um grande avanço na formação dos nosso acadêmicos”, diz o reitor que analisa que no mundo todo se pratica a mediação. “Chegamos a 80% de situações mediadas com sucesso e esse é um resultado fantástico”.

Área da Saúde
A Residência Médica com as parcerias do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Azambuja e Prefeitura de Brusque nas especialidades de Clínica Médica e Medicina da Família e Comunidade já é realidade. As inscrições estão abertas e as aulas iniciam em 2018.

Foi lançada também a pós-graduação Excelência Operacional na Área da Saúde, com metodologia LeanSix Sigma, que entre outras funções, capacita os acadêmicos na melhoria de processos administrativos e assistenciais nas instituições em que atuam.

O curso de Enfermagem também tem previsão de ser lançado em 2018.

Laboratórios
Neste ano a Unifebe também inaugurou três novos laboratórios: o In3D – primeiro Innovation Center da empresa Makerbot no Brasil (tem oito impressoras 3D, um scanner tridimensional e computadores com softwares dedicados à Engenharia); o de Informática (com 51 equipamentos) e o laboratório de Varejo Havan.

Em dezembro haverá ainda a inauguração de um novo laboratório, desta vez, de Moda. A Silmaq, empresa de Blumenau, doou à universidade 19 máquinas de costura modernas.

Além disso, um novo espaço para os motoristas das vãs e ônibus será entregue até o fim do ano.

Segurança
Investimento de cerca de R$ 200 mil no sistema de segurança do campus Santa Terezinha, com 75 novas câmeras.

Humanização
Serviços Gerais da Unifebe retornaram aos estudos por meio de parceria com o o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). Toda semana, durante o horário de trabalho, eles também estudam. Para o reitor, este foi uma das ações mais gratificantes já realizadas na sua gestão.

“Ser cercado nos corredores pelos funcionários e ver a felicidade deles é algo indescritível”.

Nesta linha de humanização, a Unifebe também presenteia professores e funcionários que completam anos de atividades; entrega cesta de presente em aniversários; kit maternidade para funcionários que têm filhos, além de fazer acompanhamento a funcionários afastados e proporcionar apoio psicológico a estudantes e profissionais.

“A construção destas pequenas coisas fazem uma gestão muito legal”, avalia o reitor.

Identidade visual
Unifebe apresentou novo logotipo e identidade visual. O logo é uma releitura do primeiro criado em 1994 e tem a forma humana como conceito central.

Resgate histórico
Foi assinado o termo de cooperação do projeto “Villa Renaux – Fazendo e valorizando a história” para preservar documentos, registros, negativos de fotos, mobília e a construção da casa, historicamente a mais importante de Brusque.

Alunos e cursos
3 mil alunos (graduação e pós-graduação)
19 cursos presenciais e 1 em EAD de graduação
9 cursos de pós-graduação em andamento

Cursos de graduação EAD que serão lançados em breve
Comércio Exterior
Gestão Financeira
Gestão de Qualidade
Logística
Recursos Humanos

Premiações em 2017
A Unifebe recebeu no Canadá, em outubro, o certificado de Organização Universitária Interamericana durante missão de comitiva formada pelos reitores do Sistema Acafe;

Patrick Zanca, acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda teve fotos publicadas pela Revista Vogue Itália;

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Mikaella Schvambach, em conjunto com estudantes da Univali, venceu o Prêmio Nacional de Arquitetura Projetar;

A aluna de Moda, Beatriz Rodrigues, foi finalista do Concurso Nacional de Modelagem GG Moda;

O professor Raul Otto Laux recebeu o Prêmio de Profissional Destaque de Administração da Área Acadêmica no Fórum Estadual de Administração 2017;

O professor do curso de Engenharia Mecânica, Alvaro Michelotti, é um dos finalistas do Prêmio Professor Caspar Erich Stemmer de Inovação Catarinense 2017. Ele concorre no dia 6 de novembro na categoria Protagonista da Inovação.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio