Relatório de balneabilidade da Fatma apresenta 12 novos locais impróprios para banho

As coletas e análises foram realizadas em 114 praias

Relatório de balneabilidade da Fatma apresenta 12 novos locais impróprios para banho

As coletas e análises foram realizadas em 114 praias

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta quinta-feira, 21, o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2017-2018, com aumento da quantidade de locais impróprios para banho, causado pelas chuvas da última semana. Enquanto três locais passaram a ser próprios, 12 não podem mais ser aproveitados pelos banhistas. As coletas e análises foram realizadas de 18 a 21 de dezembro, em 114 praias, de 27 municípios catarinenses.

De acordo com o relatório, 77,7% dos pontos analisados estão próprios para banho no estado. A Fatma recomenda que, em caso de enxurradas, os banhistas evitem o banho de mar em locais de saídas de rios e águas pluviais por 24 horas. Além disso, é importante estar atento ao histórico dos locais: quanto mais tempo próprio para banho, menor a chance de estar contaminado rapidamente.

O relatório apresenta melhora em relação ao final de dezembro de 2016, quando 76,2% dos pontos analisados estavam próprios para banho.

As próximas coletas e análises serão feitas entre os dias 2 e 5 de janeiro. O quarto relatório da temporada e primeiro de 2018 será divulgado em 5 de janeiro. A Fatma disponibilizou uma equipe de plantão que irá trabalhar na semana entre Natal e Ano Novo para orientar a população em caso de chuvas intensas.

É possível acessar o relatório completo no site da Fatma e também no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio