Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Resultados eleitorais provocam crescimento da adesão ao PSL nos municípios catarinenses

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Resultados eleitorais provocam crescimento da adesão ao PSL nos municípios catarinenses

Raul Sartori

Nova força política
O diretório estadual do PSL, que anda mais que assoberbado com a campanha para o governo estadual e federal, não consegue dar conta de uma demanda extraordinária desde o penúltimo domingo e que promete cuidar com toda atenção depois do segundo turno. São dezenas de pedidos de pessoas de municípios do interior do estado, principalmente de pequenas cidades, que querem constituir, desde já, comissões provisórias do partido, que só alguns notavam sua existência há três meses atrás. Aliás, há prefeitos muito preocupados com a extraordinária receptividade do PSL e temem que seja uma força poderosa e inesperada a enfrentar na eleição municipal de 2020. A conferir.

Veja também:
Confira quais os candidatos a deputado mais votados em cada bairro de Brusque

Conheça a nova realeza da Fenarreco, eleita neste domingo

Casamento na Fenarreco? Conheça a história dos noivos que roubaram a cena na festa

Datafolha questionada
O site O Antagonista bate no Datafolha. Diz que duas semanas atrás, Fernando Haddad estava 6 pontos à frente de Jair Bolsonaro no segundo turno: 45% a 39%. Nas quatro pesquisas sucessivas, eles sempre apareceram em empate técnico. Isto até o levantamento de quarta-feira passada, que corrigiu os desvarios anteriores e mostrou Jair Bolsonaro com uma vantagem de 16 pontos. E aqueles 39% dos votos que o Datafolha atribuiu a Lula às vésperas da decisão do TSE sobre sua candidatura? Que tipo de pesquisa foi aquela?

Prêmio
Pelo menos um catarinense estará no escalão superior de Jair Bolsonaro, se ele for eleito presidente da República. É o que se diz na direção do PSL de SC. Seria o “prêmio” pelos catarinenses terem dado ao capitão da reserva do Exército a maior votação proporcional no primeiro turno entre os 27 estados e o Distrito Federal no penúltimo domingo. Premiação que pode ter um “plus” se for repetida ou até ampliada no segundo turno.

Imposição
O governador Pinho Moreira mandou para a Assembleia Legislativa a proposta da Lei Orçamentária Anual para 2019. A destacar a previsão de aplicação de R$ 222 milhões via “emendas impositivas” (uma verdadeira imoralidade) propostas pelos deputados estaduais. Sinceramente, porque perguntar não ofende: quanto daqueles R$ 222 milhões vão chegar a seu verdadeiro destino? Quem conhece alguns meandros sabe dos imorais desvios no meio do caminho. Ademais, distribuir dinheiro não é tarefa de legislador.

Direito de visita
O Estatuto da Criança e do Adolescente peca por excesso de zelo, como é o caso da proibição de visita à mãe ou pai internados em instituição de saúde, aberração que a deputada federal reeleita Carmen Zanotto (PPS-SC) quer acabar com projeto de lei que começou a ser discutido em comissões da Câmara dos Deputados. Seu argumento é forte: em muitos casos, a separação da criança de um dos pais por motivo de saúde, como nas internações hospitalares, pode representar um golpe com repercussões profundas.

Inflando
A bancada do PSL na Câmara dos Deputados deve se tornar a mais numerosa, após a posse em fevereiro de 2019. Ao menos 10 deputados já iniciaram conversas para aderir ao partido de Bolsonaro. De SC não será surpresa a adesão Rogério Peninha Mendonça (MDB), um dos mais entusiastas cabos eleitores do capitação da reserva do Exército no estado.

Custódia
A partir de hoje toda pessoa presa em flagrante em SC será apresentada a um juiz criminal no prazo de 24 horas após a comunicação do ato, em audiências de custódia. O TJ-SC é um dos primeiros do país a atender a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e viabilizar o contato do preso com um magistrado, durante todos os dias do ano, em 35 comarcas-sedes que representarão as 111 no estado.

Veja também:
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Dia do Professor: Estudante virou coordenador do curso da instituição que o formou

Receita Federal paga o quinto lote de restituições do Imposto de Renda

Universidades comunitária
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Congresso Nacional promove audiência pública, hoje, para debater as políticas públicas para as universidades comunitárias, que são organizações da sociedade civil constituídas na forma de associação ou fundação, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, obrigadas a aplicar integralmente seus recursos para sua própria manutenção. Um dos exemplos nacionais de ICES é a Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Tarda e falha
Um exemplo de que nossa justiça, apesar dos esforços, ainda é tarda e falha. Dezoito anos depois, um cidadão chamado Agnaldo Goes foi condenado a sete anos de prisão em regime semiaberto. Dirigindo embriagado, atropelou e matou um ciclista de 20 anos em maio de 2000 no município de Araquari, vizinho de Joinville.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio