Ponte José Schlindwein – Guabiruba Sul

Registro da atual ponte José Schlindwein, no bairro Guabiruba Sul. A foto é dos anos 1950 e foi tirada por Edmund Schlindwein, proprietário da venda que aparece do lado direito da imagem. Hoje, o local está bastante diferente, a ponte foi alargada e ganhou o nome de José Schlindwein, sendo inaugurada em 1993. Na foto antiga, a criança do lado direito, com os braços na cintura é seu Nelson Clemente Schlindwein, 81 anos, um dos filhos de Edmund, que ainda mora no local. Na releitura da foto, seu Nelson também aparece, quase 70 anos depois.


Igreja matriz

A quarta igreja matriz da cidade, já com a torre renovada, após a década de 1940. Na imagem, é possível observar a casinha da antiga Força e Luz, companhia de energia elétrica. Este templo começou a ser demolido em 1962.


Cervejaria Kormann

Vista da antiga Cervejaria de Estrela, no início do século 20. O local era propriedade da família de Vicente Kormann e hoje dá lugar à Tinturaria Kohler. Quanta mudança!


Subida do morro do Pedro Pellenz

Registro da subida do morro do Pedro Pellenz (rua São Pedro), próximo do limite entre Brusque e Guabiruba.  O famoso personagem que popularizou o local andava pelas ruas da cidade com seu terno escuro, chapéu de feltro e chinelo de dedo preso com elástico, acompanhado de seu inseparável guarda-chuva. Cabe ressaltar que a parte frontal da foto percente hoje ao município de Brusque.


Acidente no Centro

Registro de um acidente de trânsito no Centro de Guabiruba nos anos 1960. De lá pra cá, muita coisa mudou neste local. No entanto, a igreja segue praticamente a mesma, apenas com alterações na entrada. A colisão envolveu um Simca e um furgão Opel Olímpia.


Salão Cristo Rei

Imagem do salão Cristo Rei no dia de sua inauguração, em 18 de novembro de 1956. O local, que já foi palco de grandes eventos e festas da cidade, teve parte do centro catequético e o salão de festas ampliados entre 2001 a 2005. Em 2006, o espaço teve uma reforma no hall de entrada. Em 2011 houve uma ampliação da cozinha e construção de novos banheiros e em 2017 o espaço teve uma grande reforma interna e externa, com uma repaginação total.


Rua dos Imigrantes

Registro da rua dos Imigrantes, logo após o portal de acesso à Guabiruba, em 1981. Na imagem, é possível ver a faixa convidando para a Festa do Colono, que durante muitos anos foi bastante tradicional na cidade.


Sociedade de Tiro Guabirubense

Primeira sede da Sociedade de Tiro Guabirubense (Schützenverein), localizada na rua Brusque, no Centro, fundada em 18 de janeiro de 1931. Atualmente, a Sociedade Recreativa Guabirubense está localizada na rua José Fischer.


Rua Dez de Junho

Atual rua Dez de Junho, próximo de onde hoje está a Câmara de Vereadores. O prédio do lado esquerdo da foto é o da antiga Cooperativa de Guabiruba. É o único que ainda permanece, com algumas modificações. A casa que aparece nitidamente do lado esquerdo pertencia a Arno Kormann e hoje dá lugar à Câmara de Vereadores. No fim da rua, temos a casa de Léo Kormann, onde foi instalado o município de Guabiruba há 59 anos.


Centro de Guabiruba

Vista aérea do Centro de Guabiruba, com destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O ano da foto não foi identificado, mas as mudanças da cidade são perceptíveis.

Veja mais imagens:
Parte 2 Parte 3


Equipe

Fotos atuais: Tiago Schumacher
Fotos antigas: acervo de Curto Fotos Antigas de Guabiruba; Instituto Carlos Boos; Roque Luís Dirschnabel; Fabiano Siegel; Guido Kormann; Méroli Habitzreuter e Adelaide Schlindwein
Pesquisa e apoio à produção: Bárbara Sales
Edição de imagens: Tiago Schumacher e Julia Fischer
Edição de textos: Marcelo Reis e Andrei Paloschi

Deixe uma resposta