Reunião debate gestão de resíduos sólidos com donos de drogarias de Brusque

Encontro busca disciplinar setor sobre plano de gerenciamento de resíduos sólidos

Reunião debate gestão de resíduos sólidos com donos de drogarias de Brusque

Encontro busca disciplinar setor sobre plano de gerenciamento de resíduos sólidos

Representantes das 44 drogarias que atuam em Brusque se reuniram nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, com a Vigilância Sanitária do município para entender o processo de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (PGRS). O encontro, realizado no auditório do Centro de Serviços em Saúde, reuniu também representantes do Conselho Regional de Farmácia.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Luci Herta Hilbert, explica que o plano é exigido desde 2004 a todas as instituições e empresas que trabalham na área da saúde. No entanto, a constatação é de que poucas empresas vêm, de fato, cumprindo as exigências. “Não adianta colocar no papel, se não for feito um planejamento específico, de acordo com a realidade de casa empresa”, diz.

Com a atualização do sistema de Vigilância Sanitária Estadual, o documento passa a ser online. Este foi o primeiro ciclo de conversas promovido pela  Vigilância, no sentido de orientar os profissionais. O plano se tornará exigência, por exemplo, para emissão de alvarás sanitários.

Plano da diretrizes do manejo de resíduos

O PGRS é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos de Saúde, contemplando os aspectos referentes à geração, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. 

A secretária municipal de Saúde, Ana Ludvig, destaca que a fiscalização da Vigilância Sanitária tem de ser vista de forma diferente pelos empresários. “Devemos ver a vigilância não como um algoz, como alguém que quer passar rasteiras, mas sim como parceiros na busca por melhores serviços”.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio