Rio Itajaí-Mirim deve chegar a 4,5 metros em Brusque; veja balanço das ocorrências

Até o momento, foram quatro deslizamentos de terra e um rompimento de tubulação

Rio Itajaí-Mirim deve chegar a 4,5 metros em Brusque; veja balanço das ocorrências

Até o momento, foram quatro deslizamentos de terra e um rompimento de tubulação

Nesta quinta-feira, 30, a Defesa Civil de Brusque atendeu cinco ocorrências devido às fortes chuvas que caem desde a madrugada.

Dessas cinco ocorrências, quatro foram deslizamentos de terra de pequena quantidade, sem obstrução de via ou danos materiais, e um chamado de rompimento de tubulação no Centro I, que está sendo resolvido pela Secretaria de Obras.

“Atendemos dois deslizamentos no bairro Poço Fundo e dois na Ponta Russa. Foram algumas encostas que começaram a soltar devido a grande quantidade de chuvas”, detalha o diretor do órgão, Carlos Alexandre Reis.

De acordo com dados da Defesa Civil de Brusque, às 16h30 o nível do rio Itajaí-Mirim nas proximidades da ponte estaiada era de 3,01 metros. Reis afirma que, por enquanto, a situação no município é tranquila e não há previsão de que o rio saia da calha.

“Estamos acompanhando o nível do rio em Botuverá. No momento, está em 2,89 metros lá, acredito que pode chegar até 3,5 metros com a água que desce de Vidal Ramos. Em Brusque, o rio deve aumentar o nível consideravelmente de madrugada, mas acredito que não chega a sair da calha”, informa.

Aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil estadual às 16h45 prevê pancadas de chuva moderadas a fortes para a região do Vale do Itajaí nas próximas duas horas.

“Ainda é cedo para se fazer uma projeção sobre o nível do rio, mas pelo volume de chuva estimado ele pode chegar aos 4,5 metros”, ressalta.

A Defesa Civil ficará de plantão durante toda a noite para atender eventuais ocorrências. Até às 16h30, a média do volume de chuva em Brusque era de 42 mm.

*Acumulado de chuva nas últimas 24 horas por bairro:
Cedrinho – 44,80 mm
Guarani – 36,20 mm
Limeira Alta – 45,40 mm
Limeira Baixa – 37 mm
Águas Claras – 15,20 mm
Azambuja – 16,77 mm
Bateas – 14 mm
Centro – 16,40 mm
Volta Grande – 33,40 mm
Zantão – 42,20 mm

*Medições realizadas entre 16h20 e 16h50

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo