Rodeio: Competição de laço é a principal atração deste sábado

Disputa reuniu mais de 300 participantes em várias categorias

Rodeio: Competição de laço é a principal atração deste sábado

Disputa reuniu mais de 300 participantes em várias categorias

Agosto começou diferente para o público que participa e prestigia o 31º Rodeio Crioulo Nacional de Brusque que acontece no anexo do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof neste sábado, 1. Festa, música, alegria e muitas competições de laço e vaca parada são as atividades que embalam a comunidade que já comemora o aniversário de 155 anos da cidade que acontece na próxima terça-feira, dia 4.

No período matutino, mais de 300 pessoas participaram das competições de laço, que foram divididas em categorias diferentes: laço piá (de sete a 12 anos); guri (13 a 15); rapaz (16 a 18); peão (acima de 16); prenda mirim ( 7 a 12); prenda juvenil (13 a 15); prenda adulta (acima de 16); veterano (60 a 69) e vaqueano (acima de 70 anos).

O secretário do CTG Laço do Bom Vaqueiro – entidade que promove o evento, e também um dos organizadores do rodeio, Aldevino José Xavier Velho, explica que o objetivo da disputa, que acontece dentro de uma área denominada cancha, é que o competidor em cima do cavalo tente laçar o boi numa abertura de laço de oito metros. No entanto, segundo ele, a armada somente pode ser feita no chifre do animal e não no pescoço. “O fato dos oito metros é exatamente para dificultar o competidor que precisar estar bem treinado”, diz. Será vencedor o participante que conseguir lançar o boi e apresentar melhores condições e equilíbrio em cima do cavalo.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio