Rodeio Criolo Nacional deve reunir 20 mil pessoas em Brusque neste fim de semana

Provas campeiras, bailes e shows integram evento tradicional no município

Rodeio Criolo Nacional deve reunir 20 mil pessoas em Brusque neste fim de semana

Provas campeiras, bailes e shows integram evento tradicional no município

Iniciou na quinta-feira, 4, a 32ª edição do Rodeio Crioulo Nacional do CTG Laço do Bom Vaqueiro. O evento, que reúne apaixonados pelo tradicionalismo de várias parte do país, já está consolidado no calendário de festas da cidade e, neste ano, a expectativa é reunir cerca de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias.

Na quinta-feira, 4, a movimentação no espaço em frente ao pavilhão Maria CelinaVidotto Imhof – onde acontece o evento – já estava grande e, até domingo, deve reunir diversos peões e prendas de vários CTGs.

Devido ao mau tempo, a competição da vaca motorizada, que serviria como treinos para as provas oficiais, não foi realizada. Com isso, os participantes aproveitaram para organizar o acampamento, ao som de muita música gaúcha e, claro, muito churrasco.

Os integrantes do PiqueteG100%, do CTG Laço do Bom Vaqueiro, era um dos mais animados do local. O grupo faz questão de acampar no rodeio crioulo de Brusque há 20 anos, sempre com muita disposição. Com uma grande estrutura, os gaudérios passarão os próximos dias respirando os ares do rodeio. “Acampamos em outros rodeios e aqui na nossa cidade não poderíamos deixar passar em branco. Hoje, já carneamos uma ovelha e vamos passar os próximos dias por aqui”, diz Jacson Marcolla, um dos integrantes do grupo.

Membros do Piquete G100% participam do evento há 20 anos / Foto: Bárbara Sales
Membros do Piquete G100% participam do evento há 20 anos / Foto: Bárbara Sales

Há uma semana o grupo se prepara para o evento e se preocupam com todos os detalhes da estrutura. Ao fim da noite, eles vão para casa e retornam no início do outro dia para dar continuidade à festa.

Morador do bairro Primeiro de Maio, o aposentado Erico Cabral, 68 anos, é membro do CTG Laço do Bom Vaqueiro e há 30 anos acampa com a família no rodeio crioulo da cidade, sempre no mesmo lugar.

Família Cabral acampa no rodeio de Brusque há 30 anos, sempre no mesmo local / Foto: Bárbara Sales
Família Cabral acampa no rodeio de Brusque há 30 anos, sempre no mesmo local / Foto: Bárbara Sales

De acordo com ele, o que mais o motiva para repetir o gesto todos os anos é a paixão pelo tradicionalismo. “Gosto muito de manter as tradições, faço parte do CTG há muito tempo e para mim é sempre uma alegria participar do rodeio da cidade”, destaca.

Além disso, conhecer novas pessoas e rever os amigos antigos também é uma das motivações da família Cabral. Seu Erico, a esposa e os netos, dormem todas as noites no evento, dentro de uma caminhonete adaptada. Os demais membros da família passam o dia no local e retornam para suas casas. “Até quando eu puder vou manter esta tradição”, diz.

Competições

As competições iniciam nesta sexta-feira, 5, a partir das 16h e seguem até o fim da tarde de domingo. Nesta sexta-feira, 5, a disputa é no laço em dupla. No sábado, 6, ocorre o laço patrão de piquete, e as competições de laço nas categorias piá, guri, prenda, veterano, vaqueano, pai e filho, pai e filha, além da vaca parada nas categorias casal, pai e filho e laço em equipe. “Na sexta e no sábado, todas as disputas são classificatórias. No domingo é que acontecem as provas finais, com os melhores classificados”, destaca Aldovino Velho, um dos organizadores do evento.

De acordo com ele, cerca de 200 equipes devem participar do evento, sendo que já estão confirmados equipes de cidades do Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Espetáculo infantil

Neste ano, pela primeira vez, o rodeio crioulo terá uma atração dedicada especialmente para as crianças. No domingo, a partir das 15 horas, acontece o espetáculo Frozen. Crianças até 12 anos não pagam ingresso. “Como o rodeio é um evento para a família, decidimos trazer algo para as crianças, já que elas sempre participam junto com os pais. O espetáculo Frozen é muito bonito, acredito que todos vão gostar”, diz.

Shows

Como não poderia deixar de ser, o evento terá shows tradicionalistas todas as noites. Ontem, a animação do rodeio ficou por conta da banda Portal Gaúcho. Hoje, se apresentam a banda Legião Gaúche, Julian e Juliano e Só Vanerão. Amanhã, o show é com Gaitaço Fandangueiro e Ivonir Machado e no domingo, no encerramento, se apresentam Estação Fandangueira e Dany e Rafa.

A expectativa da organização para esta edição do evento é a melhor possível. “São 32 anos de tradição. Esperamos que o tempo colabore e que o público venha. O rodeio é um evento para a família, são várias festas dentro de uma grande festa”.


Programação

Sexta-feira, 5
– 16h – Início das competições
– 20h – Legião Gaúcha
– 0h – Julian e Juliano e Só Vanerão

Sábado, 6
– 6h – Início das competições
– 20h – Gaitaço Fandangueiro
– 0h – Ivonir Machado

Domingo, 7
– 7h – Início das competições
– 15h – Espetáculo Frozen
– 17h – Estação Fandangueira
– 20h – Dany e Rafa

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio