Rosemari Glatz

Reitora da Unifebe

Advento: a vinda de Jesus

Rosemari Glatz

Reitora da Unifebe

Advento: a vinda de Jesus

Rosemari Glatz

Estamos no tempo do Advento, que anuncia a chegada de Cristo Jesus para dentro de nossas vidas, para dentro do nosso coração. Os quatro domingos de Advento lembram os quatro mil anos nos quais o povo de Deus esperou pelo nascimento do Salvador Jesus e, durante o período que antecede o Natal, muitas igrejas estão enfeitadas com a “coroa do Advento”, a qual teve sua origem no século XIX, na Alemanha, nas regiões evangélicas luteranas, situadas ao norte do país. Os católicos, por sua vez, adotaram o costume da coroa do Advento na Europa no início do século XX, após a primeira guerra mundial. Vejamos o que significam, para os cristãos, os elementos presentes na coroa de Advento:

A coroa simboliza vitória e poder, expressa a esperança e certeza da ressurreição. Seu formato redondo representa o amor de Deus que é infinito. Seus ramos verdes falam da nova esperança, da vida e da alegria que aguarda os fiéis na eternidade.

A fita vermelha envolve a coroa, assim como o sangue de Cristo envolve toda a vida cristã e dá a certeza do perdão, concede paz e firma a esperança da vida eterna. Simboliza o sangue de Cristo que nos purifica de todos os pecados.

A coroa de Advento é enfeitada com quatro velas coloridas, normalmente nas cores verde, vermelha, roxa e branca. As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento e anunciam um conteúdo bem específico.

A primeira vela, de cor verde, representa a esperança que é trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias. É acesa no primeiro domingo de Advento e anuncia que Jesus é o verdadeiro Filho de Deus, a luz do mundo, o nosso Salvador. Ao acendermos a vela diante do altar queremos nos entregar a Deus, e pedir que Ele nos firme nesta fé, para Lhe sermos fiéis até ao fim.

A segunda vela, de cor vermelha, simboliza o amor de Deus e também representa a anunciação feita por João Batista. É acesa no segundo domingo de Advento e lembra a grande libertação que Jesus trouxe, a libertação que nos é oferecida pela Palavra de Deus e pelos sacramentos, batismo e santa ceia.

A terceira vela, de cor roxa, representa a alegria da chegada do Senhor que se aproxima cada vez mais. É acesa no terceiro domingo de Advento e lembra que Jesus veio como Príncipe da paz, que nos reconciliou com Deus e nos deu o perdão dos pecados, e pelo perdão, paz com Deus.

A quarta vela, de cor branca, simboliza a pureza e a luz que vem da Virgem Maria na chegada de seu filho, Jesus. É acesa no quarto domingo de Natal e anuncia a grande alegria natalina, de que Jesus é Rei dos reis.

Tempo do Advento é tempo de espera. E, assim como uma noiva se enfeita e se prepara para chegada do noivo, nós, fieis, também somos chamados para nos preparamos para o Natal. O profeta Isaías (9.6,7) assim profetizou a respeito do Natal: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso (especial), Conselheiro (Ele nos aconselha), Deus Forte (não existem limites para o Seu poder), Pai da Eternidade (antes mesmo de ser gerado, Jesus já preexistia e estava na criação de tudo), Príncipe da paz (Ele tem autoridade para ordenar a verdadeira paz), para que aumente o seu governo e venha paz sem fim sobre o trono de Davi; e venha paz sem fim sobre a casa de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. Feliz quem tiver parte, pela fé, no reino eterno de Jesus.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo