Rosemari Glatz

Reitora da Unifebe

Natal Solidário: 18 anos de histórias de amor e doação

Rosemari Glatz

Reitora da Unifebe

Natal Solidário: 18 anos de histórias de amor e doação

Rosemari Glatz

Inicialmente chamado de “Faça uma criança feliz”, o Natal Solidário Unifebe foi concebido para proporcionar um Natal mais feliz e humano às crianças que realmente precisam. De forma acanhada, em 2003 teve início aquele que atualmente é um dos mais importantes eventos de extensão da Fundação Educacional de Brusque.

O Natal Solidário Unifebe consiste em presentear crianças com brinquedos, principalmente crianças que estudam em escolas da rede pública de ensino, por meio de uma grande confraternização de Natal que habitualmente acontece no campus do Centro Universitário de Brusque – Unifebe, e envolve alunos, professores, colaboradores e a comunidade.

Mas o evento não se resume a entrega de presentes. Antes disso, o Átrio do Bloco A da Unifebe é cuidadosamente decorado e, na data agendada, depois de carinhosamente recepcionadas, as crianças saboreiam um lanche preparado (com muito amor e dedicação) a partir de doações de diversas empresas e pessoas que apoiam o projeto. Em seguida, o Papai Noel chega, as crianças fazem apresentações culturais e, na sequência, recebem os presentes dos “padrinhos”.

Anualmente, a seleção das crianças beneficiadas é feita por intermédio das Secretarias de Educação, que nomeiam as escolas que participarão do evento, as quais, por sua vez, indicam as crianças que serão presenteadas. Uma vez selecionadas, as crianças são “adotadas” pelos padrinhos, que presentearão os seus afilhados. Ao longo das suas 18 edições, mais de 8.800 crianças já foram presenteadas.

A partir de 2006, o evento passou a envolver as cidades vizinhas e, a partir de 2010, passou a ser realizado nos períodos matutino e vespertino. Em 2012, o Natal Solidário Unifebe registrou um aumento significativo de crianças beneficiadas, expressando a consolidação do evento.

A edição de 2016, por sua vez, foi marcada pela inclusão e contou com a participação alunos da APAE de Brusque. Como a cada ano a Unifebe inova no evento, o inusitado na edição de 2018 foi o modo como o Papai Noel chegou: ele veio no veículo de corrida construído pelos próprios alunos do Curso de Engenharia Mecânica da Unifebe, o Baja Pelznickel. O veículo recebeu este nome em homenagem à rica cultura e tradição da nossa região.

Em 2019, teve início à decoração de Natal temática. Como em 2019 comemoraram-se os 150 anos da imigração polonesa no Brasil, que começou por Brusque em 1869, este foi o tema da decoração. Esta edição também trouxe outra inovação: todas as crianças ensaiaram e cantaram a mesma canção de Natal, que foi apresentada simultaneamente. De forma mágica, centenas de crianças se uniram num grande coral, encantando padrinhos e a comunidade com uma linda canção entoada a uma só voz.

Em 2020, em decorrência da Covid-19, o Natal Solidário Unifebe aconteceu de modo diferente, mas também mágico. A temática da decoração homenageou Brusque que, no dia 4 de agosto, comemorou 160 anos de colonização. A “adoção” das crianças beneficiadas foi virtual. E, como as aulas presenciais estão suspensas na rede pública de ensino, as crianças beneficiadas não puderam vir até a Instituição. Então, a Reitora, acompanhada de colaboradores, foi até as escolas fazer a entrega dos presentes.

Graças à doação de tempo, carinho, alimentos e brinquedos, o sonho de proporcionar um Natal mais feliz e humano às crianças que realmente precisam têm sido realizado. O Natal Solidário Unifebe fica melhor a cada ano e gratidão é a palavra de ordem a todos que, ao longo destes 18 anos de histórias de amor e doação, têm contribuído para concretizar o sonho das nossas crianças no “evento mais lindo de todos os eventos lindos do mundo”. Em nome das milhares de crianças que já foram beneficiadas, quero dizer: muito, muito obrigada, e Feliz Natal!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo