Saiba como estão os nove adversários do Brusque no Campeonato Catarinense

Avaí vive consequências da perda da Recopa; Figueirense, Criciúma e Chapecoense se reestruturam; Joinville quer dar confiança à torcida

Saiba como estão os nove adversários do Brusque no Campeonato Catarinense

Avaí vive consequências da perda da Recopa; Figueirense, Criciúma e Chapecoense se reestruturam; Joinville quer dar confiança à torcida

O Brusque enfrenta nove adversários neste Campeonato Catarinense, em turno único: serão quatro partidas no Augusto Bauer e cinco fora de casa. As oito melhores equipes vão às quartas-de-final, e os dois piores disputam uma repescagem para definir qual será o time rebaixado.

Confira um resumo de como vem cada um dos oponentes do Marreco no Catarinense 2019. Fique por dentro também ouvindo o podcast Aquecimento Catarinão 2020, disponível no Spotify e no Soundcloud.

Marcílio Dias

O Marinheiro chega empolgado ao Catarinense, com a saída do técnico Paulo Foiani e a chegada de Moisés Egert, que promete um futebol mais vibrante e ofensivo. Tentando dar sequência a um trabalho satisfatório, boa parte do elenco foi mantida. A ideia para a temporada é trilhar os caminhos abertos pelo Brusque na Série D do Campeonato Brasileiro. Destaque para a linha de defesa, com Luiz Renan, Magrão, Wallace (que volta após passagem pelo Londrina) e Paulinho (que retorna após empréstimo ao Avaí), além do goleiro Belliato, que vem em grande fase.

Marcílio Dias x Brusque – 22 de janeiro, 21h
Dr. Hercílio Luz, Itajaí

Joinville

Tentando voltar aos trilhos após anos de queda livre e campanhas sem brilho, o Joinville trouxe ídolos de um passado recente de glórias: o goleiro Ivan, o atacante Lima, o lateral-direito Edson Ratinho e o lateral-esquerdo Wellington Saci. O trio vem para tentar retomar a confiança do torcedor. Mais de dez jogadores foram contratados, entre eles o atacante Fernandinho, uma das principais apostas. O time quer fazer um bom estadual para chegar à Série D do Brasileiro com perspectivas promissoras.

Brusque x Joinville – 26 de janeiro, 18h30
Augusto Bauer

Avaí

A vitória do Brusque sobre o Leão da Ilha na Recopa Catarinense desencadeou um pequeno incêndio no clube. A torcida, ainda ferida com o rebaixamento humilhante no Campeonato Brasileiro, se revoltou, em especial contra o presidente Francisco José Battistotti, que revida com respostas nada ortodoxas. O técnico Augusto Inácio reclama de falta de opções no elenco e falou, ao jornal português A Bola: “sou português, sei que a expectativa é bastante grande. Mas se sentir que não vem mais ninguém, o melhor é dar o lugar a outro. Os portugueses podem ser bons, mas não fazem milagres.” Entre as contratações, destaques para o volante Bruno Silva, ex-Internacional, ainda sem condições de jogo e para o meia Valdívia, ex-Vasco. O Avaí é um dos favoritos ao título e tem, a princípio, a maior folha salarial do estado.

Avaí x Brusque – 30 de janeiro, 21h30
Ressacada, Florianópolis

Chapecoense

A Chape se reformula depois de seis anos consecutivos na elite do futebol nacional. A folha salarial foi drasticamente reduzida para se adequar a uma nova realidade. Entre as contratações, estão o lateral-direito Matheus Ribeiro, ex-Santos, o zagueiro Derlan, ex-Criciúma, e a principal referência, Anselmo Ramon, que estava no Vitória e é mais marcado por passagem pelo Cruzeiro. O técnico Hemerson Maria também é novidade em Chapecó. A expectativa é de que o clube lute pelo título, afinal esteve nas últimas quatro finais.

Chapecoense x Brusque – 2 de fevereiro, 18h30
Arena Condá, Chapecó

Tubarão

Dois anos depois de ter ficado em terceiro lugar no Catarinense, o Tubarão não tem grandes perspectivas. A empresa que gere o clube vive uma crise financeira, com dívidas a alguns jogadores, e os investimentos serão reduzidos. O zagueiro Marquinhos Silva, ex-Figueirense e Avaí, foi contratado e chegou a treinar com o elenco, mas desistiu de seguir no clube. A grande aposta está nas categorias de base, com cerca de 15 promoções ao time principal. Parte das esperanças está em Robertinho, atacante promissor de 20 anos. A ideia, de qualquer forma, é ficar entre os oito classificados às quartas de final. Pingo segue no comando técnico do Peixe.

Brusque x Tubarão – 8 de fevereiro, 19h
Augusto Bauer

Juventus

O clube trocou o gramado do estádio João Marcatto com a ajuda de torcedores e do empresariado local. Assumiu a vaga na elite do futebol catarinense após a desistência do Almirante Barroso, e investe forte para ser uma sensação do campeonato. O técnico é Jorginho, campeão da Série B do Brasileiro de 2011 com a Portuguesa e passagens por clubes como Palmeiras e Athletico. Os principais reforços são goleiro Assis Giovanaz, que passou a carreira toda em clubes médios e pequenos de Portugal, além do lateral-esquerdo Anderson Pico e do lateral-direito Régis, que passou pelo São Paulo em 2018. Com futebol ofensivo, o time busca uma vaga na Série D do Brasileiro de 2021.

Brusque x Juventus – 16 de feveiro, 16h
Augusto Bauer

Criciúma

O Tigre vai se encontrar com o Brusque na Série C do Brasileiro, mas antes luta em um Catarinense, campeonato que não vence desde 2013. As finanças vão bem, a administração e o futebol não. O elenco foi reformulado. Mais de dez jogadores foram contratados, entre eles o lateral-direito Carlos César, prata da casa que estava no Atlético-MG. Merece destaque o atacante Taylon, de 24 anos, autor de 24 gols em 28 jogos na temporada 2018-19. O irmão de Júnior Pirambu, o zagueiro Claudevan, também é reforço.

Criciúma x Brusque – 1º de março, 16h
Heriberto Hülse, Criciúma

Concórdia

O Galo d’Oeste caiu em 2018, bateu e voltou à elite. O principal destaque do time é Moisés, artilheiro da Copa SC pelo Brusque e da segunda divisão estadual pelo próprio Concórdia. Uma das principais contratações é a do volante Lucas Silva, com passagens por Nicarágua, Moldávia e Indonésia. O atacante Tito, que subiu com o Confiança (SE) para a Série B do Brasileiro, é outro reforço importante, assim como o veterano Neném, de 37 anos, conhecido por suas passagens pela Chapecoense. O time do técnico Celso Rodrigues não teve bons resultados na pré-temporada, e o objetivo imediato é a permanência.

Brusque x Concórdia – 8 de março, 16h
Augusto Bauer

Figueirense

O Furacão do Estreito tenta a sua retomada após a impressionante campanha de permanência na Série B do Brasileiro. Os principais nomes novos que chegaram ao Orlando Scarpelli são o do goleiro Sidão, ex-Botafogo, São Paulo e Vasco, e o do volante Arouca, ex-Fluminense, Santos e Palmeiras, que não joga uma partida oficial desde 2018. Dentre outros, também foram trazidos o lateral-esquerdo Sánchez Costa, o lateral-direito Lucas, o zagueiro Rony e o atacante Vitor Feijão. A luta pelo título não é excluída, mas a palavra de ordem é competitividade e aproveitamento de jogadores para a Série B.

Figueirense x Brusque – 15 de março, 16h
Orlando Scarpelli, Florianópolis

*Datas e horários sujeitos a alteração

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo