Saiba o caminho que as urnas eleitorais percorrem

Neste sábado, 4, elas são levadas até os locais de votação, onde ficam sob responsabilidade de delegados dos prédios

Saiba o caminho que as urnas eleitorais percorrem

Neste sábado, 4, elas são levadas até os locais de votação, onde ficam sob responsabilidade de delegados dos prédios

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) começa a distribuir amanhã as urnas eletrônicas em todo o território catarinense. No total, são 14.899 urnas eletrônicas, sendo 14.592 sessões eleitorais, 296 urnas de justificativas e 11 urnas de voto em trânsito.

Os equipamentos serão distribuídos nos locais de votação aos delegados de prédio – pessoas que são responsáveis pelos locais de votação – das 14 às 19 horas deste sábado. A distribuição das urnas foi estabelecida através de um sistema de rotas, entre as zonas eleitorais e a empresa de transporte Reunidas, contratada por meio de processo licitatório.

Além da distribuição e recolhimento das urnas, a empresa de transportes também vai realizar o recolhimento das mídias, que são espécies de pen drive nos quais ficam gravados os resultados da votação em cada urna.

“A empresa estabeleceu um acordo com os cartórios e as mídias serão transportadas por motos até o local de transmissão dos dados”, explica Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC.

Transporte de dados
Segundo o chefe do cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Benedet, o delegado do prédio é responsável pela segurança das urnas até o dia da votação, quando elas são repassadas à responsabilidade dos mesários. Depois da votação, elas são recolhidas e trazidas para a frente do cartório, onde permanecem dentro de caminhões. “Se houver algum problema nas mídias de resultados, pode-se buscar o resultado direto na urna”, afirma Benedet. Não está previsto acompanhamento policial para o transporte das urnas.

Assim que termina a votação, as mídias com os resultados são colocadas em envelopes lacrados, que, por sua vez, são levados por motoboys até o cartório, para divulgação de resultados. “Isso vem primeiro, as urnas vem depois em caminhões”, ressalta o chefe do cartório.

Benedet estima que a contagem de votos em Brusque, Botuverá e Guabiruba (região de abrangência da zona eleitoral) seja concluída até as 18h30, no máximo às 19h. O local mais distante do cartório que receberá uma sessão de votação fica na localidade de Barra da Areia, em Botuverá.

As urnas foram entregues nas zonas eleitorais entre os meses de julho e agosto. Elas foram revisadas e serviram para treinamento de quem vai trabalhar no dia da votação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio