Saiba o que muda com as novas regras para prática de esportes em Santa Catarina

Cada modalidade ou tipo de evento terá que seguir um regramento diferente

Saiba o que muda com as novas regras para prática de esportes em Santa Catarina

Cada modalidade ou tipo de evento terá que seguir um regramento diferente

A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta segunda-feira, 12, uma portaria com novas orientações para as práticas esportivas em Santa Catarina. O documento foi desenvolvimento jundo da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). O objetivo é orientar empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e população.

A liberação das atividades será definida de acordo com a Matriz de Risco Potencial Regional para a Covid-19. O Médio Vale do Itajaí continua no nível gravíssimo. Entretanto, a participação do público segue vedada independente da situação. Não apenas no local da competição, mas também no entorno da competição. A regra inclui as sedes das torcidas organizadas.

A temperatura de todos integrantes será aferida na entrada dos eventos, o número de trabalhadores será limitado, o uso de máscaras será obrigatório e não é permitido que haja rodas aquecimento e confraternizações. Todos devem ser monitorados para possíveis sintomas do coronavírus. Todos os atletas, praticantes, comissão técnica e trabalhadores do evento devem estar imunizados contra o vírus Influenza, da gripe.

Além disso, é obrigatório apresentar o resultado do teste rápido do vírus realizado até 24 horas antes da partida. Havendo caso positivo em alguma equipe, ela não poderá participar. A portaria também determina que a liberação do uso de máscara se dará somente no momento da prática desportiva.

Para a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, a organização definida pela portaria trará mais clareza e compreensão para a população com relação aos regramentos. “Entendemos a importância da prática desportiva para a qualidade de vida da população, o que buscamos é que essas práticas sejam realizadas da forma mais adequada e segura. Para isso buscamos o contato direto com a Fesporte, dessa forma conseguimos trabalhar em conjunto trazendo maiores esclarecimentos”, afirma Carmen.

Para cada esporte, uma regra

Para garantir um regramento eficiente, os esportes foram categorizados conforme suas finalidades. As divisões são de Esporte de rendimento, Esporte de participação e lazer e Esporte educacional. Para conferir todas as regras, acesse a portaria.

As modalidades também foram dividas em grupo de acordo com os ambientes em que são praticados, bem como a interação entre os participantes, como modalidades individuais sem contato direto e com contato, e as coletivas.

Para o presidente da Fesporte, Kelvin Soares, a parceria entre a instituição esportiva e a Secretaria Estadual de Saúde na elaboração da portaria foi muito importante, pois houve a junção das duas entidades trabalhando em seus segmentos. “Ajudamos os técnicos da SES a classificar as diferentes manifestações e, em seguida, os tipos de esporte e atividades físicas. O mérito no conteúdo segue sendo da SES no que se refere à liberação das atividades”, destaca o presidente da Fesporte.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo