Saiba os argumentos do ministro para soltar empresário acusado de matar jovem que tentou furtar pizzaria em Brusque

Decisão foi proferida na terça-feira

Saiba os argumentos do ministro para soltar empresário acusado de matar jovem que tentou furtar pizzaria em Brusque

Decisão foi proferida na terça-feira

O jornal O Município obteve acesso à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que determinou a soltura de Alexandre Santana Thimoteo, acusado de matar um jovem de 21 anos que tentou furtar a pizzaria Pizza na Pedra do Alex, em Brusque. A decisão foi proferida pelo ministro Otávio de Almeida Toledo na tarde da terça-feira, 17.

A defesa do empresário é feita pelo advogado Sérgio Bernardo Júnior, do escritório Bernardo & Fachi Advocacia. No documento, a defesa sustenta que Alexandre agiu em legítima defesa, sem a intenção de matar Samuel de Jesus Constantino, tendo o disparo ocorrido acidentalmente em um momento de disputa pela posse da arma, atingindo-o na cabeça.

A decisão também destaca que o empresário não possui antecedentes criminais, nem histórico de conduta violenta, além de exercer atividade profissional lícita há mais de duas décadas.

Outro argumento apresentado pela defesa é o de que Alexandre colaborou com a investigação criminal e não representa risco à sociedade.

Visão da Justiça

O STJ afirma que a prisão de Alexandre foi decretada com base na gravidade do crime, mas ressalta que a gravidade por si só não é suficiente para justificar a prisão preventiva.

A decisão também leva em conta o fato de que o empresário se apresentou espontaneamente à Polícia Civil no dia seguinte ao crime e colaborou com as investigações, indicando o local e a arma utilizada.

Com base nesses elementos, a prisão preventiva foi revogada e substituída por medidas cautelares, que serão definidas pelo juiz responsável. O empresário poderá voltar a ser preso caso descumpra as condições impostas pela Justiça.

Relembre o crime

O caso ocorreu em frente à pizzaria, localizada na rua Mathilde Hoffmann, no Centro de Brusque. Em entrevista a O Município, Sérgio afirmou que uma tentativa de furto desencadeou uma “situação tensa”, que terminou com a morte do jovem.

“Houve um desfecho trágico, que não foi desejado por ele. Ele [o suspeito] não é uma pessoa do crime, e sim um trabalhador honesto e justo, que vive em Brusque há muitos anos. Quer colaborar e não fugir da Justiça. Se tiver que assumir alguma responsabilidade, irá assumir”, declarou.

O advogado também acrescentou que a própria esposa do suspeito, que estava presente no momento do crime, foi quem acionou a Polícia Militar.

Quando a PM chegou ao local, na rua Mathilde Hoffmann, não encontrou o veículo nem a mulher que havia feito a ligação — supostamente, a esposa do suspeito. No entanto, localizou o jovem com mãos e pés amarrados, apresentando sangramento intenso, múltiplas lesões no rosto e nos olhos, além de uma perfuração na face.

O Samu foi acionado para prestar atendimento e encaminhá-lo ao hospital. A área foi isolada para aguardar a chegada das polícias Civil e Científica. No local, foram encontrados um projétil de munição deflagrada e uma bainha de faca. Posteriormente, o hospital informou à PM que o jovem havia morrido.

Após a investigação, a Polícia Civil concluiu que a vítima foi morta com um tiro na cabeça. O jovem foi identificado como Samuel de Jesus Constantino.

Leia também:

1. Corpus Christi em Brusque: tempo firme na véspera não garante feriado seco
2. Saiba como está o andamento das obras de ampliação da ETA Central, em Brusque
3. Confira a programação das paróquias de Brusque e região para o Corpus Christi
4. Saiba quantas internações de pessoas em situação de vulnerabilidade a Prefeitura de Brusque realizou em 2025
5. Câmara de Brusque aprova alienação de imóveis públicos para financiar novos terminais de ônibus


Assista agora mesmo!

Lendas cercam antigo cemitério polonês de Botuverá, marca da imigração ao município:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo