Imagem registrada na tarde desta quinta-feira.
Rio Itajaí Mirim com seu nível normal.

A chuva constante que cai sobre toda a região do Vale do Itajaí Mirim desde a madrugada, já soma volumes consideráveis em alguns municípios. Destaque para Vidal Ramos, onde na localidade de Fazenda Rio Bonito, tivemos até às 18 horas desta quinta-feira,30, um acumulado de 73,6 mm. Em Brusque, os totais parciais até este horário somam 52,6 mm no bairro Santa Luzia, 51,1 mm em Tomaz Coelho, 42,2 mm Rio Branco e por fim, 35,8 mm no Centro (dados extraídos das minhas estações).

Fonte: Ciro Groh
Imagem do Radar do Morro da Igreja, atualizado às 18 horas.
Podemos observar uma trégua na chuva aqui por Brusque, com a precipitação maios constante presente entre o Alto Vale, Litoral e o Sul do estado, ilustrado nas manchas coloridas da figura do mapa.

Com relação ao Itajaí Mirim, a situação se encontra dentro de uma normalidade até o momento, apesar de todo este cenário chuvoso observado no dia de hoje por toda a nossa região. Seu nível no final da tarde era de 1,98 metros, nas proximidades da Ponte Estaiada, dados ANA (Agência Nacional de Águas)

Em Vidal Ramos, o pico máximo chegou aos 2,90 metros às 16:15 horas, também situação considerada normal pelos órgãos oficiais de monitoramento.

Evolução do nível do Itajaí Mirim em Vidal Ramos ao longo desta tarde. Pico de 2,90 metros.
Dados: ANA.

O que podemos esperar nas próximas horas?

Conversei nesta tarde com a meteorologista do ALERTABLU, Tatiane Martins. Segundo ela, os volumes de precipitação esperados para o Vale do Itajaí entre a noite de hoje e a manhã desta sexta-feira giram em torno de 15 a 20 mm.
“Teremos momentos com chuva um pouco mais intensa intercalando com períodos de melhoria nas próximas horas”, finaliza Tatiane.

No que se refere ao nível dos rios, entrei em contato há pouco com o Hidrólogo do CEOPS/FURB, Ademar Cordero. Minha pergunta foi direta e o indaguei sobre a possibilidade de cheias em Brusque. Segundo Cordero, até o momento, as chances para uma eventual enchente estão descartadas visto que as previsões de chuvas para as próximas horas não indicam volumes com potencial para tanto. Cordero porém, deu destaque para o estado de atenção, diante do atual cenário com solo encharcado.