Sala de Situação é criada para gerenciar ações de combate ao mosquito da dengue em Brusque

Primeira reunião do grupo aconteceu na última quarta-feira, 28, e teve representantes de diversos órgãos municipais

Sala de Situação é criada para gerenciar ações de combate ao mosquito da dengue em Brusque

Primeira reunião do grupo aconteceu na última quarta-feira, 28, e teve representantes de diversos órgãos municipais

Com o município de Brusque considerado infestado pelo mosquito da dengue, foi criada a Sala de Situação, grupo para gerenciamento e controle das ações de combate ao Aedes aegypti. Neste ano, foram registrados 46 focos de dengue, um número alto, segundo o programa de Combate a Endemias. Os bairros mais atingidos são Nova Brasília e Santa Terezinha.

A primeira reunião da Sala de Situação aconteceu na última quarta-feira, 28. Segundo a coordenadora do programa de endemias, Letícia Figueredo, os representantes dos órgãos municipais integrantes do grupo farão reuniões mensais para a elaboração de estratégias a curto e longo prazo contra o mosquito da dengue, segundo a demanda apresentada pela vigilância sanitária em relação ao combate ao Aedes aegypti.

No primeiro encontro, foram repassadas aos participantes as principais características do mosquito, as atividades realizadas pelo programa de Endemias – como redes de armadilhas, tratamento e o LIRA, levantamento rápido do índice de infestação do mosquito -, a situação entomoepidemiológica de Brusque e do estado de Santa Catarina, além de discussões sobre a legislação vigente e ações a serem realizadas no município.

De acordo com Figueredo, a Sala de Situação tem como objetivos intensificar e qualificar ações conjuntas para o combate ao mosquito, analisar situações críticas que forem constatadas em vistoria pelos Agentes de Endemias, construir estratégias para a redução do número de focos de dengue e para evitar a transmissão da doença. “Nós buscamos a integração de diversos órgãos do governo para o enfrentamento desta situação”, diz.

A reunião aconteceu na Secretaria de Saúde e teve a participação de representantes do gabinete do prefeito, Secretarias Municipais da Saúde, Obras e Serviços Públicos, Educação, Desenvolvimento, Comunicação Social, Turismo, Assistência Social e Habitação, da Vigilância Sanitária, Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae), Guarda de Trânsito Municipal, Tiro de Guerra e do cemitério Parque da Saudade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio