Sangria do primeiro barril de chope abre 38ª Fenarreco em Brusque

"Festa mais gostosa do Brasil" acontece até 19 de outubro; desfile será na terça-feira, 14

Sangria do primeiro barril de chope abre 38ª Fenarreco em Brusque

"Festa mais gostosa do Brasil" acontece até 19 de outubro; desfile será na terça-feira, 14

A sangria do primeiro barril de chope marcou o início da 38º Fenarreco em Brusque. O ato aconteceu na noite desta quinta-feira, 9, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Os fenafesteiros marcaram presença no primeiro dia de Fenarreco e acompanharam a sangria.

O governador Jorginho Mello (PL) marcou presença no evento. Ele destacou o preparo das forças de segurança para garantir uma festa tranquila. Citou também as modernizações tecnológicas que auxiliam no combate à criminalidade nas festas de outubro.

“Quem tem problema com a Justiça não pode ir às festas. Se estiver devendo alguma coisa, está ralado: eles (autoridades de segurança) convidam para não tomar chope e dar uma volta no camburão”, diz.

Jorginho definiu a Fenarreco como “uma festa da família”, que possui repercussão nacional e que integra o calendário estadual de eventos. O governador disse, ainda, que a festa é importante para a economia catarinense.

“Esperamos que esta festa possa transcorrer na paz, no amor, na alegria e no abraço. Temos que prestigiar o que é nosso e precisamos estar mais próximos uns dos outros”, conclui.

O prefeito de Brusque, André Vechi (PL), prometeu “a melhor Fenarreco de todos os tempos”. Ele valorizou o empenho na organização da festa do secretário de Desenvolvimento Econômico, Valdir Walendowsky, que se recupera de problemas de saúde.

“O pavilhão está decorado, muito bonito. As cervejarias se organizaram para fazer uma linda festa. A festa só é boa para o turista se for boa para quem é daqui. Então, neste ano, estamos valorizando o comércio local, estamos valorizando o que temos de melhor”, afirma.

Diversas autoridades também marcaram presença: a secretária de Turismo do estado, Catiane Seif; o vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti (Republicanos); o presidente da Câmara, Jean Dalmolin (Republicanos); os deputados Rafael Pezenti (MDB-SC), Jorge Goetten (Republicanos-SC) e Carlos Humberto (PL-SC); prefeitos da região e vereadores.

A Fenarreco acontece até 19 de outubro. Diversas atrações estão previstas. Neste ano, haverá a brincadeira Revezamento de Chope. O esporte também será atração da 38ª edição da festa: no domingo, 12, será realizada a Corrida Fenarreco. A gastronomia típica alemã está garantida.

Desfile adiado para terça-feira

O desfile da Fenarreco na avenida Beira Rio, programado para esta quinta-feira, precisou ser adiado. As condições climáticas não eram favoráveis. Para não correr o risco de chover durante o desfile, a prefeitura optou por adiá-lo para terça-feira, 14.

“De acordo com a Defesa Civil, a decisão foi motivada por mudanças repentinas nos modelos climáticos monitorados, que passaram a apontar a incidência de chuva moderada a forte durante o desfile”, informou a prefeitura na tarde desta quinta.

Depois de muitos anos, o desfile voltará a acontecer na avenida Beira Rio, e não será na avenida Cônsul Carlos Renaux, como era tradicionalmente. Com isso, os fenafesteiros encerrarão o desfile direto no pavilhão, palco da festa.

Desfile da Fenarreco em 2024. Foto: Luiz Antonello/Arquivo O Município

Neste ano, 95 grupos vão tomar conta da Beira Rio para celebrar as tradições germânicas em desfile. A concentração dos participantes ocorrerá a partir das 18h, nas proximidades do Stock Archer.

“A Fenarreco é o reflexo do que Brusque tem de mais bonito: a alegria do nosso povo, o orgulho pela tradição que passa de geração em geração. Estamos muito felizes e ansiosos por esse momento (desfile)”, diz a diretora-geral da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Juliana da Silva.

A programação completa da 38ª Fenarreco está disponível no site fenarreco.com.br. A entrada é gratuita todos os dias.

Confira a programação do fim de semana

10/10 (sexta-feira):

11h – Abertura dos portões
12h – Dupla Der Fritz und Nei
13h – Brincadeira Comedores de Rollmops
15h – Musical Master
18h – Freechopp Band
20h – Grupo folclórico Alpino Germânico
21h – Banda do Barril
23h – Brincadeira Serra Serrador e Revezamento de Chope
23h30 – Banda XV Show
0h – Concurso de Chope em Metro
0h30 – Madame Frau
3h – Encerramento

11/10 (sábado):

11h – Abertura dos portões
11h – Orquestra Cônsul
12h – Musical Master
13h30 – Brincadeiras Revezamento de Chope e Punho de Aço
15h – Grupo folclórico Alpino Germânico
15h30 – Die Tal Buben
17h30 – Centro cultural Morgenstern de Colinas
18h – Choppmotorrad
19h – Coral Amigos do Canto Alemão
20h – Brincadeira Serra Serrador e Tamanco
20h30 – Banda Estrela de Ouro
21h – Banda Herr Schmitt
23h – Banda Bavária
23h30 – Berg Musikanten
1h – Concurso de Chope em Metro
1h30 – Banda Hipnose
4h – Encerramento

12/10 (domingo):

7h – Corrida Fenarreco (Arena Brusque)
10h – Abertura dos portões
11h – Grupo de canto Deutscher Sangverein
11h30 – Coral de Sinos Glockenchor e banda Das Lebenslied
12h – Brincadeiras Tamanco e Comedores de Rollmops
12h30 – Trio Edelweiss
13h30 – Brincadeira Comedores de Rollmops
15h – Grupo folclórico Alpen Bach
16h – Die Lustigen Musikanten Band
17h30 – Grupo Folclórico Alle Tanzen Zusammen
18h – Banda D’Fiebes
20h – Brincadeira Tamanco e Punho de Aço
21h – Adler’s Band
0h – Encerramento


Assista agora mesmo!

Antes da Estaiada: conheça a história das antigas pontes do Centro de Brusque:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo