Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Santa Catarina sobe no ranking e é o segundo estado mais competitivo do país

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Santa Catarina sobe no ranking e é o segundo estado mais competitivo do país

Nada 1

Raul Sartori

1º em competitividade
O governo estadual comemorou – e merecidamente – o segundo lugar conquistado por SC no Ranking de Competitividade dos Estados 2017, divulgado ontem em São Paulo. No ranking geral, SC tem melhorado a sua posição ano a ano. Em 2011, estava em 7º, que passou para 6º em 2012 e em 2013. Nova subida em 2014, para 5º, depois 3º em 2015 e 2º em 2016, tirando a vice-liderança do Paraná e se aproximando de São Paulo, na ponta. O levantamento considera 66 indicadores, agrupados em dez pilares, como segurança pública, infraestrutura, solidez fiscal e potencial de mercado.

Nada 1
Revoltante o que se viu nas últimas horas no Congresso Nacional. Depois de meses de discussões sobre a reforma eleitoral, a Câmara dos Deputados rejeitou a mudança do sistema para eleger deputados e vereadores prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03. Fica tudo como está: o sistema proporcional, em que as cadeiras são distribuídas de acordo com o desempenho eleitoral de partidos ou coligações.

Nada 2
Uma rara voz de SC a se manifestar da tribuna foi o deputado João Rodrigues (PSC-SC). Disse que seus colegas “levaram com a barriga” o tema, já que a proposta com mais chances de aprovação só será aplicada em 2020, que é a proibição das coligações em eleições proporcionais prevista na Proposta de Emenda à Constituição 282/16.

Desencanto juvenil
Ao lançar esta semana o projeto Eleitor do Futuro, em escolas de Florianópolis, e falar sobre democracia, direitos e deveres dos jovens, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de SC, desembargador Jaime Ramos, fez uma sincera avaliação. Para ele os estudantes estão “antenados com a política”, mas “não muito propensos a participar dela”. Daí o desafio das autoridades eleitorais aflorar neles o sentimento da necessidade de maior participação.

Péssimo exemplo
Para alertar as autoridades locais sobre a falta de mobilidade, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc resolveram fazer uma “intervenção”, pintando postes, calçadas e tapumes no centro histórico de Laguna. Se já fossem formados, deveriam devolver o diploma, pelo péssimo exemplo.

Notável
Auxiliar próximo do falecido ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavaski, e publicamente elogiado por ele, o juiz catarinense Márcio Schiefler Fontes, que no momento atua na comarca de Tubarão, sobe na carreira: foi indicado pelo Supremo Tribunal Federal para integrar o Conselho Nacional de Justiça. O magistrado integrou o grupo de juízes auxiliares do STF que concluíram a fase de depoimentos complementares das 77 pessoas ligadas à empreiteira Odebrecht na Operação Lava Jato.

Esconderijo
O corrupto Rogério Onofre, um dos aliados mais próximos do ex-governador Sérgio Cabral, e ex-presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro), retirou, domingo passado, os seis carros de luxo que escondia em sua mansão no balneário Jurerê Internacional, em Florianópolis. Ao chegar ao local, segunda-feira, a Polícia Federal foi informada que a frota, incluindo uma Mercedes-Benz, foi levada para Divinópolis, em Minas Gerais.

Feriadões
O Senado decidiu realizar uma audiência pública para discutir o projeto de lei do senador Dário Berger (PMDB-SC), que antecipa feriados para as segundas-feiras. Sem data marcada, reunirá representantes dos setores do comércio para verificar se o impacto econômico da proposta será significativo. A propósito, o próximo “ponto facultativo” fajuto em SC será dia 13 de outubro, uma sexta-feira, que sucede ao feriado nacional do dia 12, quinta, alusivo à padroeira do Brasil e à criança.

Estopim
O Exército Brasileiro iniciou ontem a Operação Dínamo V, voltada a fiscalização de empresas que tratam com explosivos e correlatos nas atividades de fabricação, transporte, comercialização e detonação. No ano passado, na área da 5ª Região Militar, que abrange SC e Paraná, foram feitas 82 vistorias e apreendidos mais de seis toneladas de nitrato de amônio (produto utilizado como matéria-prima para explosivos), 592 quilos de explosivos e quatro dispositivos iniciadores, além de terem sido autuadas 11 empresas por irregularidades no trato com produtos controlados pelo Exército.

DETALHES
Acerca de destacada nota na coluna de ontem, foi cancelada a audiência pública, no Congresso Nacional, relatado pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) prevendo o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a idosos com 70 anos ou mais, a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade financeira e a pessoas com impedimento de longo prazo que carecem de auxílio permanente de terceiros.

Brusque sedia nesta sexta-feira o 7º Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de SC, com vários palestrantes conhecidos nacionalmente. Em 2016 o evento foi em Blumenau e mobilizou 500 participantes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio