Santos Dumont/Gevaerd Run reúne centenas de atletas que têm os mais diversos objetivos

Amadores de diversas idades, municípios e grupos, com variados níveis de experiência, disputaram as provas

Santos Dumont/Gevaerd Run reúne centenas de atletas que têm os mais diversos objetivos

Amadores de diversas idades, municípios e grupos, com variados níveis de experiência, disputaram as provas

A Santos Dumont/Gevaerd Run teve quase 500 atletas disputando quatro modalidades: 5 km, 10 km, infantil e solidária, na qual os atletas correm acompanhados de pessoas que possuam algum tipo de deficiência que as impeça de correr. A manhã ensolarada deste domingo, 25, em Brusque, contribuiu para uma forte presença de público. Esta foi a segunda edição do evento.

O profissional de educação física Ramiro Dias tem em conjunto com a família uma empresa de assessoria em corrida. Só para a Santos Dumont/Gevaerd Run, entre crianças e adultos, são 53 clientes inscritos. Alguns deles já chegaram às cinco primeiras posições e títulos de algumas provas.

Ramiro Dias auxilia na capacitação de atletas que brigam por posições de pódio | Foto: João Vítor Roberge

“Temos uma metodologia de treinamento com dias que possuem uma carga maior, e outros que possuem carga reduzida. A nutrição não é nossa área, mas damos indicações genéricas do que não é recomendável comer em uma manhã de corrida. A ideia é que estejam preparados para todas as modalidades”, relata.

Aos 55 anos, Wilmar Lucas Dias veio de Gaspar para disputar a prova de 10km. Ele participa de corridas há quase seis anos. Na edição de 2017, ele garantiu o 5º lugar geral. “Comecei com provas de 5 km, mas gosto mais das de 10 km. Treinei forte durante a semana.”

A empresária Marenir Graff tem em sua empresa de software, Intelidata, o Projeto Saúde, no qual os funcionários buscam melhorar a saúde e a forma física. Parte do pessoal decidiu participar também da corrida. Dos 35, 12 competem da Santos Dumont/Gevaerd Run.

“O projeto finaliza em novembro. Todas as medidas deles nesta última semana vai servir de base para 2019, para que sejam superadas. A pessoa compete com ela mesma”, comenta.

“O objetivo é mais melhorar a saúde. Conforme o desempenho nas atividades, o colaborador ganha prêmios e brindes. A maior parte está competindo na prova de 5 km”, explica o profissional de Educação Física Renan Corrêa, contratado para aplicar o projeto.

A maior parte do trajeto é na avenida Beira Rio, um dos lugares preferidos de alguns dos atletas para a prática do esporte. “É um dia diferente para o município de Brusque. Reunimos atletas de diversas cidades, e o evento está se encaminhando para um patamar ainda maior nos próximos anos. O Santos Dumont tem uma estrutura muito boa e recebemos a confiança do município”, explica um dos organizadores do evento, William Todt.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio