A partir de 2020, os alunos do São Luiz terão um grande diferencial: o programa bilíngue, denominado Communicate.  O Programa foi criado com o objetivo de alinhar a proposta atual de educação integral com a promoção de um sujeito global. O Communicate será aplicado para alunos do nível B (a partir dos 3 anos) até o nono ano.

O diretor do São Luiz, padre Claudio Marcio Piontkewicz, explica que a instituição, que é confessional, faz parte da congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, que está presente nos cinco continentes e tem 34 centros educativos, onde o inglês é usado de forma efetiva, como segunda língua. Dessa forma, o DO – Desenvolvimento Organizacional do São Luiz – dentre os seus objetivos traçados, começou a se preparar, estudar e realizar visitas técnicas em outras instituições de ensino que haviam implementado o programa bilíngue, em busca das principais tendências de educação alinhados com a sua missão educacional.

“Queremos que o aluno São Luiz seja um cidadão global, e possa vivenciar novas culturas, adquirir novas habilidades, e estar com a mente o coração aberto para infinitas possibilidades em um mundo plural e diversificado”, diz.

Esse processo terá como parceiro o Grupo Santillana, especificamente o Educate by Richmond, o qual traz todo know-how específico quanto as questões de bilinguismo, contribuindo de forma positiva com a tradição de ensino do São Luiz.

O consultor da Educate, Eduardo Ferreira, explica que o Programa Communicate do São Luiz, oferecerá 5 aulas semanais em língua inglesa, com uma metodologia voltada a promoção da conversação e o desenvolvimento da fluência em inglês, de forma contextualizada e integrada com os outros componentes curriculares. É uma mudança na abordagem atual, que passa a contemplar o uso das outras habilidades. Para além disso, o programa Communicate dialoga com as orientações propostas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Nessa proposta, o aluno terá oportunidades de se comunicar em inglês, sendo construído momentos de interação e aprendizagem, de acordo com sua maturidade.

“Quando propomos a expansão da carga horária, não é fazer mais do mesmo. Muda-se a abordagem, a forma de conduzir a sala de aula, pois o foco deixa de ser “aulas de inglês” para ser “aulas em inglês”.  A exposição diária a língua inglesa contextualizada, e os estímulos didáticos, criarão um repertório linguístico significativo, promovendo o desenvolvimento da habilidade da comunicação na segunda língua”, destaca Eduardo.

O programa bilíngue integra a aprendizagem da língua e do conteúdo curricular, ou seja, as aulas de inglês não serão feitas de forma isolada, mas terão momentos onde o aluno precisará usar o conteúdo aprendido em outros componentes curriculares, como forma de estimular o pensamento no segundo idioma. Muda-se, também, a forma de pensar do professor.

Além de oportunizar aos alunos a fluência em um segundo idioma, o programa bilíngue do São Luiz comtempla a certificação internacional de proficiência para esses estudantes ao final do 5º e do 9º ano.  Os alunos farão provas de Cambridge ou TOEFL, conforme definição do São Luiz.

Preparação da instituição

Padre Claudio destaca que a novidade já foi apresentada para todos os colaboradores e que a estrutura do São Luiz também será preparada para esta nova fase, com a inclusão de placas informativas em inglês, por exemplo. Também ocorrerá a ampliação do quadro de pessoal para essa implementação. Para isso, a instituição fará, ainda esse ano, um processo de recrutamento e seleção. No que tange a contratação dos professores de inglês, o São Luiz terá o suporte da instituição parceira no programa bilíngue: Educate.

“Queremos que nossos alunos se sintam à vontade para falar o inglês fora da sala de aula. Hoje o aluno que tem o domínio de uma segunda língua tem um potencial maior de se inserir nos cursos que vir a frequentar, e posteriormente, no mercado de trabalho” explica.

A novidade também já foi apresentada em um segundo momento para os pais dos alunos que farão parte do programa.

Plus Time

Além do programa bilíngue, o São Luiz tem mais uma novidade a partir de 2020. O Programa Plus Time oferecerá atividades para os alunos no contraturno escolar. O objetivo do programa é o desenvolvimento de novas competências por meio de atividades que contribuirão na formação integral do educando, sendo oferecido para os alunos do nível C ao 4º ano do EF1, de forma opcional, ou seja, extracurricular.

Durante esse período do contraturno, o aluno ficará no São Luiz e ali desenvolverá atividades diferenciadas dos componentes curriculares, em um ambiente acolhedor, fazendo com que o aluno se sinta “em casa”, agregando novas experiências nas suas horas livres, explica Padre Claudio. Corroborando com tais objetivos, houve ainda uma grande demanda por parte dos pais, por esse serviço.

“Estamos bastante confiantes com as novidades propostas, pois reforçam o nosso compromisso de educar baseado em valores e virtudes, buscando uma formação integral desse ser humano. A escola é um ambiente rico para que o conhecimento seja construído diariamente e diante dos grandes desafios da educação, faz-se necessário um ciclo constante de mudanças e aperfeiçoamento”, afirma Padre Claudio.

São Luiz

Endereço: Rua Padre Gatone, 112, Centro | Fone: 47 3351-1200