SC atinge maior pico de demanda de energia elétrica da história

Segundo a Celesc, a alta temperatura é a principal causa do aumento no consumo

SC atinge maior pico de demanda de energia elétrica da história

Segundo a Celesc, a alta temperatura é a principal causa do aumento no consumo

A Celesc registrou recorde no consumo de energia elétrica em Santa Catarina, na terça-feira, 21 de janeiro. Segundo a autarquia, às 15h o pico da demanda era de 4.358 megawatts (MW), o maior consumo da história. O recorde anterior havia sido de 4.132 MW, em 21 de fevereiro de 2013. 

Já nas subestações Brusque e Brusque Rio Branco, a demanda máxima de consumo foi de 142,3 MW na tarde de quinta-feira, 23 de janeiro, por volta das 14h30. Mas, o nível mais alto foi registrado na quarta-feira, 22, quando chegou a 143,8 MW. 

De acordo com a Celesc, a alta temperatura é a causa principal do desempenho de energia elétrica em todo o Estado. O principal responsável pelos recordes de demanda no verão é a utilização de refrigeradores de ar. “Antigamente, as demandas máximas ocorriam em março, quando ainda é calor e a produção industrial volta mais forte após o período de férias de verão. Hoje, a capacidade instalada de refrigeradores de ar cresceu tanto nas residências e estabelecimentos comerciais, que a demanda máxima acontece quando ocorre um calorão na terça-feira ou quarta-feira ou quinta-feira, seja dezembro, janeiro, fevereiro ou março”, explica a assessoria de comunicação.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio