Conteúdo exclusivo para assinantes

SCGás amplia capacidade do tanque de recebimento de gás natural em Brusque

Processo de modernização irá facilitar as recargas, que hoje são feitas mensalmente

SCGás amplia capacidade do tanque de recebimento de gás natural em Brusque

Processo de modernização irá facilitar as recargas, que hoje são feitas mensalmente

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) realiza nesta semana a ampliação da capacidade do tanque da Estação de Recebimento de Gás em Brusque.

Entre os investimentos está a instalação de um novo tanque e de injetores. Com isso, a recarga do tanque será feita apenas a cada dois ou a três meses, dependendo o consumo. Hoje, ela é feita mensalmente.

Além disso, será feita a odorização do gás. O assessor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da companhia, o engenheiro Willian Anderson Lehmkuhl, explica que o gás que vem da Bolívia não tem cheiro.

Por normas de segurança, para que chegue ao consumidor final é adicionado um cheiro – o mercaptano -, que tem a função de alertar as pessoas para possíveis vazamentos. “O odor é extremamente forte e concentrado, e é uma espécie de alarme”.

Segundo o assessor, o procedimento já foi realizado na semana passada em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, com sucesso. Em Brusque, cerca de sete profissionais de segurança da SCGás e de uma empresa terceirizada fazem o serviço, que deve ser finalizado até essa sexta-feira, 8, ou dependendo algumas condições adversas, ser estendido até o começo da próxima semana.

“Na troca do tanque e dos equipamentos é que pode ocorrer a dispersão do líquido odorizante – que tem o cheiro do gás. Pedimos que a comunidade não se preocupe, pois podem achar que é um vazamento, mas não é. Faz parte da operação”, explica Lehmkuhl.

Nesta segunda-feira, 4, foi realizado apenas o transporte dos materiais para que na terça-feira, 5, inicie a execução do serviço.

Conforme o assessor, o consumo em Brusque é de cerca de um tanque no mês, porém, depende de algumas variáveis, como do ritmo das atividades das indústrias e também do período do ano. Por exemplo, nos meses finais, devido às férias coletivas, o consumo diminui.

Qualquer dúvida que a população tenha pode ser sanada por meio do canal de atendimento da companhia, no 0800 48 5050.

Estação
A Estação de Recebimento de Gás Natural em Brusque está localizada na rua Abraão de Souza de Silva, conhecida como estrada da fazenda, na localidade de Volta Grande, próximo à empresa Recicle.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio