Secretaria de Educação de Brusque prepara plataforma online para alunos em quarentena

Expectativa da secretária Eliani Buemo é de que acesso seja disponibilizado assim que o recesso terminar

Secretaria de Educação de Brusque prepara plataforma online para alunos em quarentena

Expectativa da secretária Eliani Buemo é de que acesso seja disponibilizado assim que o recesso terminar

A Secretaria de Educação de Brusque está trabalhando de forma para organizar uma plataforma online para os sete mil alunos da rede municipal durante o período de quarentena, decretado pelo governo do estado para combate à contaminação por coronavírus.

O recesso escolar, que normalmente acontece em julho, foi antecipado. Neste período de 15 dias, que vai até a quinta-feira, 2, a secretaria está organizando a plataforma online. O decreto do governador do estado, Carlos Moisés, suspendeu as aulas inicialmente por 30 dias.

A questão do calendário foi tratada em reunião via internet com os secretários de Educação dos municípios catarinenses, com participação da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (Uncme).

Segundo a secretária Eliani Busnardo Buemo, as ações ainda estão sendo articuladas. O moodle será o programa principal que será utilizado para as atividades, mas outras ferramentas, como Google Meet, também serão usadas.

“É um trabalho muito grande, com vários grupos de trabalho formados, fazendo videoconferência. Ainda não se tem muitos detalhes. Estou com a equipe alinhando tudo isso até quarta-feira, 1º, porque ainda estamos no recesso”, afirma.

A secretaria também está preocupada com alunos sem acesso a internet. “Nós fizemos uma pesquisa na rede para contabilizar quantas famílias não têm internet, e dependo de outros órgãos para ajudar a secretaria de Educação neste sentido”, explica.

A princípio, a plataforma terá mais foco nos estudantes do 1º ao 9º ano, mas há uma discussão em relação aos alunos do pré-escolar, que já estão em idade obrigatória. Segundo a secretaria, os campos de experiência e aprendizagem nesta fase da escola são muito voltado para atividades de contato, e por este motivo, esta é um ponto que está indefinido.

A expectativa da secretária é de que as atividades via internet comecem assim que o recesso acabar.

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela suspensão das aulas, a Secretaria de Educação de Brusque disponibiliza o portal EducaBrusque desde o dia 24, uma plataforma de apoio e sugestões educativas para as famílias realizarem com os estudantes neste período de quarentena.

As atividades são elaboradas pelo grupo de trabalho remoto da Secretaria de Educação e publicadas diariamente no portal para que as famílias possam acessar em casa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo