Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governo do estado tem 660 vagas abertas para médicos, mas não pode contratá-los

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Governo do estado tem 660 vagas abertas para médicos, mas não pode contratá-los

Raul Sartori

Em comum
Pesquisa do Ibope divulgada no Jornal Nacional mostrou, quanto ao perfil desejado dos candidatos à presidência da República, que sejam honestos (87%), que não estejam envolvidos com corrupção (84%) e que transmitam confiança (82%). Em SC, conforme consulta feita pelo Instituto Mapa, o eleitor prioriza, em seus candidatos ao governo estadual, em outubro: ficha limpa (69%), honestidade (66%), capacidade e gestão (32%), experiência (22%), e não ser político de carreira (13%).

Estrago feito
Enquanto estiverem na vida política, o governador licenciado Raimundo Colombo e o senador Paulo Bauer, só para ficar em dois nomes de cima da pirâmide que querem disputar as eleições de outubro, terão que, praticamente todo dia, explicar as complicações judiciais em que estão envolvidos. Até se forem à padaria haverá sempre alguém no caminho para questioná-los acerca. Até de dedo em riste. O eleitor deixou de ter medo.

Tornozeleira
O leitor Mário Nenevê se espantou com nota, aqui, informando que o deputado e padre Pedro Baldissera (PT), é autor de projeto que prevê o monitoramento eletrônico, via tornozeleira, do agressor por violência doméstica e familiar contra a mulher em SC. Estranha “que um padre, que não se casa, cuja igreja discrimina a mulher, tenha este foco diante de tanta criminalidade que existe e que deve ser evitada”. Padre é como colunista: está na vitrine, exposto a pedradas.

Homenagem póstuma
A UFSC adiou de ontem para dia 20 a realização de sessão solene póstuma a seu professor e ex-reitor Luiz Carlos Cancellier, falecido em outubro do ano passado. Inicialmente programada para a Câmara de Vereadores de Florianópolis, a homenagem foi transferida para às 16 horas, no plenário da Assembleia Legislativa.

Bicudos
O ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, decidiu se filiar ao PSD. O partido deve procurar imediatamente alguém com vocação pacifista para diminuir as largas diferenças que ele tem com o deputado e presidente estadual da mesma sigla, Gelson Merísio.

Multas com desconto
Desde ontem motoristas de Joinville tem desconto de 40% no pagamento de multas de trânsito. É o primeiro município de SC a oferecer o benefício. Para tal, o motorista deve estar cadastrado no aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), fornecido gratuitamente.

Energia solar
Prédios públicos de uso da União – em construção, alugados ou em reforma – poderão ter de instalar sistemas de captação de energia solar e de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais, conforme determinação prevista em projeto de lei do senador Dário Berger (PMDB-SC), aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, anteontem.

Crime em baixa
Na fala, a convite, para deputados estaduais, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, no cargo há menos de um mês, surpreendeu, demonstrando conhecimento de todos os assuntos na sua área, destacando o planejamento estratégico feito para enfrentar o crime organizado. Destacou que em Florianópolis e Joinville os números de homicídios dolosos e crimes contra o patrimônio (roubo e furto) nos dois últimos meses caiu 30% na comparação com o mesmo período de 2017, fruto de ações pontuais.

Royalties
Após 26 anos de tramitação, finalmente o ministro Luiz Roberto Barroso concluiu seu voto (não divulgado) e está pronta para julgamento no plenário do Supremo Tribuna Federal a ação em que SC questiona com o Paraná os royalties pela exploração de petróleo em sua costa. É muito dinheiro. A previsão para os próximos cinco anos é que estados e municípios recebam mais de R$ 50 bilhões. E só de 2013 a 2016 os municípios catarinenses deixaram de receber R$ 143 milhões.

Precisa-se médicos
Em resposta a um pedido de informação do deputado João Amin, a Secretaria de Estado da Saúde diz que hoje há 660 vagas abertas para médicos no serviço público estadual, que não podem ser contratados por não ter dinheiro para pagá-los.

Violência na escola
O governador licenciado Raimundo Colombo vetou integralmente projeto de autoria da deputada Ana Paula Lima (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade da criação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Violência (CIPAV), nas escolas da rede pública de ensino de SC.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio