Secretaria de Saúde de Brusque produz cartilha sobre uso do pronto-socorro pela população

Objetivo é desafogar o atendimento após série de reclamações de pacientes e médicos do Hospital Azambuja

Secretaria de Saúde de Brusque produz cartilha sobre uso do pronto-socorro pela população

Objetivo é desafogar o atendimento após série de reclamações de pacientes e médicos do Hospital Azambuja

Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde de Brusque atuará de maneira intensificada na busca da conscientização do uso do setor de emergência do Hospital Azambuja. Serão distribuidas cartilhas para a comunidade explicando a diferença dos tipos de atendimento, com o objetivo de dar o encaminhamento correto aos pacientes, que podem buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus bairros. O projeto é chamado de Por Dentro do SUS.

A iniciativa partiu principalmente após uma série de reclamações do corpo clínico do Hospital Azambuja. Em uma carta escrita e assinada por médicos da unidade, os profissionais afirmaram que 75% dos atendimentos do pronto-socorro não são de urgência e emergência, e sim de problemas pontuais que poderiam ser examinados e tratados no posto de saúde.

Conscientizar para salvar
O objetivo desta conscientização vai além do simples desafogamento do pronto-socorro. Conforme explica o secretário de Saúde, Humberto Fornari, a liberação do setor de emergência para pacientes que de fato chegam de uma situação emergencial é fundamental.

Segundo o secretário, neste tipo de situação não se pode perder tempo. “Esses minutos os quais o médico está atendendo um paciente com uma febre ou outra queixa mais simples podem fazer toda a diferença para uma pessoa que chega de um acidente, por exemplo. Aí estamos falando não só de uma morte, mas também de sequelas que podem ficar no paciente”.

Nas cartilhas estarão presentes alguns desenhos, que facilitam a comunicação e a compreensão sobre o tema.

Lá estarão exemplos de dores e queixas que não são exatamente uma emergência. Conforme explica Fornari, desta forma será possível trabalhar com as escolas.

“Queremos entregar este material não apenas para os pacientes do SUS, mas também para as crianças, que serão também disseminadores deste projeto e saberão desde cedo o que é uma urgência e o que é uma emergência”.

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