Secretaria de Saúde de Brusque realiza campanha Janeiro Branco

Confira a programação para quarta-feira, 31

Secretaria de Saúde de Brusque realiza campanha Janeiro Branco

Confira a programação para quarta-feira, 31

Quem passar pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Centro de Serviços em Saúde, está convidado a participar de um momento de reflexão em alusão à campanha Janeiro Branco.

Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a Secretaria de Saúde realiza uma dinâmica com bilhetes e urnas, como forma de incentivo à população repensar sobre os seguintes aspectos: o que te faz sofrer e o que você espera para 2018.

O objetivo da atividade é incentivar as pessoas a pensar no novo ano que iniciou e o que pode ser mudado para se tornar mais feliz e realizado.

O resultado destas urnas trará os temas indicados com maior frequência pela população, dados que serão expostos durante o encerramento da campanha, que ocorre na próxima quarta-feira, 31, na praça da Cidadania.

Para o diretor de Saúde Mental, Jorge Schneider, o Janeiro Branco serve para esclarecer a importância de observar a saúde mental. “É fundamental pensar em determinantes sociais que acontecem por meio das relações e que podem afetar a saúde mental do indivíduo, como por exemplo, relação entre homem e mulher, pais e filhos, com o trabalho, com a máquina e as tecnologias.”

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que em dez anos houve crescimento de 18,4% de casos de transtornos depressivos e de 14,9% nos de transtorno de ansiedade. Só no Brasil, mais de 5,8% da população sofre com algum tipo de transtorno depressivo e 9,3% de ansiedade, algo que está diretamente ligado, entre outras causas, à falta de cuidados com a saúde mental.

O psicólogo brusquense Fillipe Martineghi diz que é um grande tabu falar em saúde mental. Na avaliação dele, esse é um tipo de preconceito que inibe as pessoas de procurarem ajuda, algo que pode evitar o avanço de problemas de saúde.

“É importante que as pessoas olhem e avaliem com mais atenção a qualidade dos seus relacionamentos, seus objetivos de vida, a forma como lidam com os problemas e adversidades”.

Programação

Quarta-feira, 31

9h: Caminhada em alusão à data. Saída: Caps 2 e Caps AD até a praça da Cidadania
10h: Mostra de música. Composição dos usuários do Caps
11h30: Exposição dos trabalhos confeccionados nas oficinas do Caps
13h: Mostra das oficinas terapêuticas que acontecem no Caps
14h: Resultado da pesquisa das urnas – discussão
15h: Encerramento

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio