Secretaria de Saúde realizará testes rápidos de HIV

Testes serão realizados a partir de 26 de novembro

Secretaria de Saúde realizará testes rápidos de HIV

Testes serão realizados a partir de 26 de novembro

A data oficial em que é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids é o dia 1º de dezembro, mas as ações de prevenção e orientação à comunidade começam mais cedo em Brusque. A partir da próxima segunda-feira, 26 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde de diferentes bairros estarão promovendo a testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites virais.

A coordenadora do programa DST/Aids de Brusque, Aretusa dos Passos Baechtold, explica que o objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância do diagnóstico destas doenças. 

-Durante os dez dias que antecedem o Dia Mundial de Luta contra a Aids, haverá uma grande mobilização com ações nas ruas para oferecer o teste rápido. Dessa forma, com apenas uma gota de sangue é possível obter o resultado em 30 minutos – revela.

Aretusa ressalta que a pessoa que se submeter ao teste receberá aconselhamento antes e depois do exame. Em Brusque, a Secretaria Municipal de Saúde realizará a testagem rápida no período de 26 a 30 de novembro na seguinte Unidades de Saúde do Maluche, Águas Claras, Limeira, Steffen e SAE, conforme tabela disponibilizada em anexo.

Praça
No dia 2 de dezembro, a Praça Sesquicentenário recebe atrações culturais e outras atividades como forma de  mobilizar a população na luta mundial contra a Aids e incentivar práticas saudáveis. O evento acontece entre as 15h e 19h com a realização do “Caminho das Sensações” – ação que, através dos sentidos, visa promover reflexão sobre formas de transmissão, diminuição do preconceito e a prevenção através da adesão ao uso do preservativo. Na ocasião também haverá apresentações culturais.

Fonte: Secom Prefeitura de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio