Segunda etapa da Macrodrenagem do Centro de Brusque será entregue após feriado

Prefeito interino, Roberto Prudêncio Neto, detalhou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 16, as três fases da obra

Segunda etapa da Macrodrenagem do Centro de Brusque será entregue após feriado

Prefeito interino, Roberto Prudêncio Neto, detalhou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 16, as três fases da obra

O prefeito interino de Brusque, Roberto Pedro Prudêncio Neto, falou na manhã desta segunda-feira, 16, em coletiva de imprensa, sobre a obra de macrodrenagem do Centro. Além de detalhar as três etapas do cronograma, salientou a importância do serviço, que garantirá o escoamento das águas e impedirá o alagamento na região central da cidade. O investimento total da obra é de R$ 2 milhões.

O prefeito diz que é uma obra importante para Brusque e que resolverá um problema histórico no município: o de enxurradas. “A água que desce do morro da Cônsul Carlos Renaux vem da avenida das Comunidades, da igreja matriz, com muita força ultrapassa a Platz e acaba alagando a avenida Carlos Cônsul Renaux causando prejuízos e transtornos. Em 30 minutos tudo fica alagado.”

Ele explica que na primeira etapa – que iniciou na cabeceira da ponte Ponte Estaiada Irineu Bornhausen e foi até o fim da rua Conselheiro Rui Barbosa – foram implantadas galerias de 2 metros por 1,5m. Essa fase, que teve ainda a colocação de asfalto, já foi finalizada.

A segunda etapa – da rua Adriano Schaeffer até a avenida das Comunidades – que está em desenvolvimento, começou na semana passada, dia 10, e já recebeu a implantação das galerias e terá uma caixa coletora, que captará toda a água que vem para o Centro. Também está sendo trocada a tubulação (antes menor) por outras que permitirão o dobro da vazão.

O prefeito interino diz que o mais importante neste processo é que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) está mudando a tubulação de amianto, que é antiga e cancerígena, pela nova rede de água e por novas ligações de esgoto. Com a colocação da caixa coletora será finaliza a segunda etapa, que ele garante que será entregue à comunidade após o próximo feriado de Corpus Christi, no dia 26. “Quando a população voltar do feriado estará 100% asfaltado, pintado os meios-fios, estará 100% transitável. A obra bem feita estará como a população merece”.

Prudêncio Neto também falou da terceira fase, que deve iniciar logo após a segunda e tem previsão de término em 20 dias. Ele explica que será colocada uma tubulação num trecho de cerca de 150m, que vai até o morro do Banco do Brasil e finalizará a macrodrenagem do Centro. “Essa fase será mais rápida e a obra será feita em meia pista, o que causará um transtorno bem menor ao trânsito. Com ela terminamos 100% a micro e macrodrenagem do Centro da cidade”.

O prefeito ainda diz que sabe do transtorno da obra, mas agradeceu a população pela paciência. Também falou da importância da parceria com a Secretaria de Obras, Samae, a empresa Catedral – vencedora da licitação e que executa a macrodrenagem e a Secretaria de Trânsito, que trabalha para que ocorra melhor vazão no trânsito. “Sabemos deste grande transtorno, mas após tudo concluído vai durar para sempre. Temos certeza que vai resolver o problema das fortes cheias e enxurradas do Centro de Brusque”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio