Ir para o conteúdo

VÍDEO – Protetora denuncia maus-tratos contra égua durante cavalgada em Guabiruba

Prefeitura se manifesta sobre o caso

A protetora independente Bianca Machado denunciou pelas redes sociais uma situação de maus-tratos contra uma égua durante uma cavalgada em Guabiruba. O caso foi exposto por ela no sábado, 12.



No vídeo gravado, Bianca relata que chegou a acionar a prefeitura para investigar o caso e que a polícia também foi chamada. Ela afirma que os responsáveis são moradores de Nova Trento e conhecidos da comunidade de protetores de animais.

Apesar do ocorrido, Bianca ressalta que não é contra a realização desses eventos e destaca que conhece e apoia pessoas que participam deles cuidando bem de seus animais.

“Eu não sei o que passa na cabeça de alguém de sair lá de Nova Trento com a égua magra igual um palito, com a perna enfaixada de tanta bicheira, puxando uma carroça”, disse.

Confira o vídeo:

 





Ver essa foto no Instagram




 

Uma publicação compartilhada por Bianca Machado (@biancamaachado)

Prefeitura se manifesta


Questionada pela reportagem, a prefeitura de Guabiruba se manifestou na manhã desta segunda-feira, 14, por meio de nota da Secretaria de Agricultura.

O município explicou que todos os eventos agropecuários que envolvem aglomeração de animais, como cavalgadas, exposições, feiras e rodeios, precisam ser devidamente cadastrados e autorizados pelos órgãos competentes.

Segundo a nota, a fiscalização desses eventos é de responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que possui poder de polícia administrativa e realiza o acompanhamento técnico necessário.

Para a realização desses eventos, são exigidos documentos como:

  • Autorização estadual (SAR/DDEA – Diretoria de Qualidade e Defesa Agropecuária);

  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART);

  • Parecer técnico favorável à aglomeração.

Como denunciar


A prefeitura orienta que, em casos de maus-tratos a animais de grande porte, como cavalos e bovinos, a comunidade deve registrar denúncia pelos seguintes canais:

  • Ouvidoria Estadual Cidasc: 0800-644-8500

  • Delegacia Virtual de Proteção Animal: https://pc.sc.gov.br/?page_id=3623

  • Ouvidoria Municipal de Guabiruba: (47) 3308-3100


“Quando uma denúncia é registrada na ouvidoria municipal, a Secretaria de Agricultura realiza uma averiguação técnica e emite um parecer, que poderá embasar ações em outras esferas responsáveis. Reiteramos nosso compromisso com o bem-estar animal e estamos à disposição para colaborar com as autoridades competentes no que for necessário”, finaliza a nota.

Leia também:

1. Família Lamin revive histórias durante reencontro comovente em Brusque 2. Novos radares serão ativados em vários pontos da BR-101; confira locais 3. Trecho da rua Ernesto Bianchini, em Brusque, terá modificações no trânsito nesta segunda-feira 4. Bruscão no WhatsApp: canal do jornal O Município chega a 1 mil seguidores; participe também 5. VÍDEO – Confira momento em que ciclista é atingido por carro no Centro de Brusque


Assista agora mesmo!


Festa do Búfalo marcou época em Botuverá com carne exótica, acampamento e jipeiros:


Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias