Seis sistemas isolados do Samae estão produzindo abaixo da demanda de consumo

A autarquia ainda não pode impor medidas de racionamento de água em Brusque

Seis sistemas isolados do Samae estão produzindo abaixo da demanda de consumo

A autarquia ainda não pode impor medidas de racionamento de água em Brusque

Dos sete sistemas isolados do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que abastecem Brusque, além da estação central, seis estão com produção abaixo da quantidade de água que está sendo consumida. Apenas o sistema do bairro Zantão está com ‘sobra’, pois produz 65 metros cúbicos por hora; enquanto a população tem consumido 55 metros cúbicos.

Os casos mais graves são registrados nos bairros Volta Grande e Santa Luzia. No primeiro, a produção é de 38 metros cúbicos, e a população consome, em média, 50 metros cúbicos, nesta época do ano. Santa Luzia passa por situação parecida: produção de 36 metros e consumo de 57 metros cúbicos de água por hora.

Os registros feitos pelo Samae levam em conta a quantidade de água que tem sido consumida das 8h às 21h. “Lembrando que esse consumo é somente durante o dia, pois na madrugada esse volume cai bastante, para nossa sorte, aí conseguimos encher os reservatórios”, avalia o coordenador da estação de tratamento da autarquia, Fausto Diegoli.

Segundo o diretor-presidente da autarquia, Rogério Ristow, medidas de racionamento de água podem ser estudadas, desde que se note uma seca nos mananciais, o que ainda não está acontecendo. No momento, o nível ainda é considerado normal, e o racionamento só seria necessário caso haja algum decreto, por exemplo, de situação de calamidade pública.
Capacidade máxima de tratamento dos sistemas isolados

Limeira
Produção: 80 m³/h
Consumo: 92 m³/h

Volta Grande
Produção: 38 m³/h
Consumo: 50 m³/h

Batêas
Produção: 5 m³/h
Consumo: 6,2 m³/h

Dom Joaquim
Produção: 41 m³/h
Consumo: 45 m³/h

Cedro Alto
Produção: 38 m³/h
Consumo: 40 m³/h

Zantão
Produção: 65 m³/h
Consumo: 55 m³/h

Santa Luzia
Produção: 36 m³/h
Consumo: 57 m³/h
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio