Seis times brasileiros iniciam a busca pelo título da Libertadores

Tricolor carioca vai à Venezuela, onde pega o Caracas. O paulista enfrenta o Galo, em Minas Gerais

Seis times brasileiros iniciam a busca pelo título da Libertadores

Tricolor carioca vai à Venezuela, onde pega o Caracas. O paulista enfrenta o Galo, em Minas Gerais

A maior competição das Américas inicia hoje, 13 de fevereiro, para três clubes brasileiros. Na primeira partida da fase de grupos, Atlético-MG e São Paulo duelam pelo de número 3,  em confronto marcado para as 22h, no estádio Independência, em Minas Gerais. O Fluminense também entra em campo no mesmo horário. O tricolor vai à Venezuela onde enfrenta o Caracas. O jogo é válido pelo grupo 8.
Leia também:
Grêmio e Palmeiras entram em campo amanhã. O time gaúcho – que está no mesmo grupo do representante carioca, pega o Huachipato, do Chile, às 19h45, na Arena. O alviverde paulista joga mais tarde. Recebe às 22h o Sporting Cristal, do Peru, no Pacaembú. O confronto vale pelo grupo 2. 
O último representante brasileiro que estreia na Libertadores é o Corinthians. O atual campeão da competição joga somente na quarta-feira, 20 de fevereiro. O timão pega o San Jose, na Bolívia.
Histórico
Esta será a edição de número 54 da Libertadores, que tem os times argentinos como os maiores campeões. Ao todo foram 22 conquistas. Sete são do Independiente, seis do Boca Júniors, quatro do Estudiantes e duas do River Plate. Argentinos Juniors, Racing e Vélez Sarsfield possuem um título cada. O Brasil é o segundo país em número de conquistas, com 16. Nove times brasileiros tiveram a oportunidade de levar a maior competição do continente. O São Paulo e Santos são os maiores campeão com três taças. Cruzeiro, Grêmio  e Internacional levaram o caneco duas vezes. Flamengo, Vasco, Palmeiras e o atual campeão Corinthians possuem um título.
A lista dos campeões ainda contém o Uruguai, com oito conquistas, Paraguai com três – todas com o Olímpia -, Colômbia em duas oportunidades, além de Chile e Equador, que ganharam uma vez. Venezuela, Peru e Bolívia, além do México, convidado, são os únicos países que nunca tiveram times que venceram a competição.
A edição de 2013 terá seis representantes brasileiros e cinco argentinos. Chilenos, colombianos e paraguaios terão a participação de três equipes cada. Equador, Peru, Venezuela, Uruguai, México e Bolívia possuem dois.
Leia a cobertura completa sobre a competição na edição do Jornal Município da quarta-feira, 13 de fevereiro.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio