Seleção Brasileira de futsal feminino empata em amistoso na Arena Brusque

Time brasileiro se prepara para Mundial que será disputado de 13 a 20 de dezembro na Espanha

Seleção Brasileira de futsal feminino empata em amistoso na Arena Brusque

Time brasileiro se prepara para Mundial que será disputado de 13 a 20 de dezembro na Espanha

Se preparando para o Mundial de Futsal que será realizado na Espanha, a Seleção Brasileira de Futsal Feminino realizou um amistoso neste sábado (7), na Arena Brusque. O adversário foi a equipe masculina Sub-15 da cidade de Luiz Alves, que está na final do Campeonato Estadual.

GALERIA

Em um jogo muito movimentado, as equipes ficaram no empate por 4 a 4. O Brasil iniciou melhor a partida e criou várias chances de abrir o placar. No entanto, na primeira chegada da equipe de Luiz Alves, Mateus aproveitou falha na saída de bola do time brasileiro e abriu o placar. 

A partir disso, o clube catarinense manteve o controle da partida, aproveitou as falhas de conclusão das jogadoras da Seleção Brasileira e se manteve à frente do placar durante todo o jogo. O time de Santa Catarina chegou a abrir 4 a 2, mas cedeu o empate nos dez minutos finais do último tempo de partida, que teve 30 minutos corridos. O primeiro havia sido realizado em 20. Ao fim dos dois tempos, os times ainda simularam situações de ataque e defesa em jogadas com goleiro-linha.

Destaque
O  marco do amistoso foi a presença das jogadoras do Barateiro Futsal, que tiveram a oportunidade de jogar diante da torcida. Destaque para Amandinha, única atleta do elenco brusquense que iniciou a partida.

A jogadora agradeceu a confiança do treinador Manoel Tobias e valorizou a oportunidade de jogar onde está tão acostumada.  “Estar aqui é maravilhoso porque essa quadra a gente conhece cada cantinho. É aproveitar e se doar ao máximo. Estou buscando o meu espaço, sempre com muita humildade e respeitando as demais. Ele vai precisar de todas e espero que todo mundo esteja bem”, diz a atleta, que chegou a preocupar a comissão técnica após sair de quadra carregada durante uma trombada na partida.

Amandinha marcou dois dos quatro gols brasileiros. Nega também deixou sua marca. O outro tento foi um golaço, marcado por Juliana – atleta do Atlético de Madrid, da Espanha. Ela aproveitou lindo passe de letra de Renata e fuzilou à rede adversária.

Quarteto brusquense
O grande momento do treino foi o começo do segundo tempo, quando o técnico Manoel Tobias voltou do intervalo com as quatro brusquenses convocadas. Além de Nega e Amandinha, Diana e Luana também fazem parte do grupo que vai ao Mundial. 

Segundo o treinador brasileiro, a estratégia é mesclar algumas formações para valorizar o entrosamento que as atletas têm nos clubes. “Isso facilita porque a convocatória foi em cima disso. Tentei mesclar muitas formações: Chapecó, Barateiro, das jogadoras que jogam na Europa. Com certeza a minha sustentabilidade do trabalho será em torno disso”, disse. 

Porém, Tobias prega cautela sobre a possibilidade de escalar as quatro atletas brusquenses juntas durante o Mundial. “Tenho que controlar a situação. O time do Barateiro, por ser muito jovem, não posso colocar, de repente, as quatro juntas. Mas as mais veteranas e experientes estão dando esta sustentabilidade para as mais novas. Assim é a Seleção Brasileira”. 

O técnico avalia de forma positiva o amistoso. Ele lembra que a equipe está sobrecarregada fisicamente e que teve apenas uma semana de trabalho com as atletas. No entanto, diz que o grupo assimilou bem o que precisa ser melhorado e chega forte para o Mundial.

“É nítido o cansaço das atletas. Mas tudo que tentamos fazer durante a semana colocamos em prática. Perdemos muitos gols, criamos bastante. Claro que temos alguns ajustes, alguns erros de marcação, mas é normal no período de treinamento. Se Deus quiser, faremos um grande Mundial”, declara.

A Copa do Mundo de Futsal feminino será realizada de 13 a 20 de dezembro nas cidades de Alcázar de San Juan e Ciudad Real, a cerca de 150 e 200 quilômetros de Madrid, respectivamente. A seleção Brasileira busca o tetracampeonato da competição. O time está no Grupo B, junto com Rússia, Ucrânia e Irã. Os donos na casa compõe o grupo A, ao lado de Portugal, atual vice-campeão do Mundo, Japão e Costa Rica.
Barateiro é campeão Sub-17
A equipe do Barateiro Futsal/FME venceu o Campeonato Catarinense Sub-17 e fechou o ano com mais um título na temporada. De quebra, o time brusquense ainda garantiu a oportunidade de representar Santa Catarina na Taça Brasil da categoria na próxima temporada. 

A conquista veio após a disputa do quadrangular final da competição – realizado entre sexta-feira e sábado na Arena Brusque. O Barateiro chegou ao título ao somar sete pontos. Ficou um à frente do Lourdes Lago/Chapecó, que encerrou em segundo com seis. 

Os dois times se enfrentaram no último jogo do quadrangular. A equipe do oeste tinha a vantagem do empate, mas não segurou o placar favorável diante das donas da casa, que venceram por 3 a 2 e ficaram com a taça. Antes, o Barateiro havia empatado na estreia em 1 a 1 com o Rogacionista/Criciúma e superado Concórdia por 4 a 3.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio