Selo em alusão aos 150 anos da morte do Barão de Schneeburg é lançado na Câmara de Brusque

Homenagem ao fundador e primeiro administrador de Brusque foi realizada durante a sessão desta terça-feira

Selo em alusão aos 150 anos da morte do Barão de Schneeburg é lançado na Câmara de Brusque

Homenagem ao fundador e primeiro administrador de Brusque foi realizada durante a sessão desta terça-feira

A sessão da Câmara de Vereadores de Brusque desta terça-feira, 17, foi marcada pela homenagem realizada pelo Museu Casa de Brusque e Clube Filatélico de Brusque a Maximilian von Schneeburg, o Barão de Schneeburg, em alusão aos 150 anos de seu falecimento, completados na segunda-feira, 16 de setembro.

Barão de Schneeburg foi o fundador e primeiro administrador de Brusque, entre os anos de 1860 e 1867.

Durante a sessão, o presidente da Casa de Brusque, Ricardo José Scharf, relembrou o caminho feito pelo Barão de Schneeburg até sua chegada a Brusque e destacou a importância de sua figura para o desenvolvimento do município. “Barão de Schneeburg foi o principal entusiasta dessa epopéia que criou o nosso município”, disse.

Também fez parte da homenagem o lançamento do selo personalizado alusivo aos 150 anos, realizado pelo Clube Filatélico de Brusque em parceria com os Correios.

O presidente do clube, Jorge Paulo Krieger Filho, destacou a importância histórica de Barão de Schneeburg para a região. Ele também lembrou que Maximilian von Schneeburg, em 1865, mandou ofício ao império solicitando recursos para a realização dos serviços postais na colônia.

Na ocasião, ele solicitou uma dotação anual de 240 mil réis, cerca de R$ 30 mil, para a realização de duas viagens fluviais por mês de Brusque a Itajaí, onde já existia uma agência dos Correios.

“O selo lançado hoje presta uma justa homenagem a este homem que deu grande importância e possibilitou a troca de correspondências entre os moradores da colônia e o mundo exterior”.

O serviço postal em Brusque só foi instalado em 22 de dezembro de 1875, na administração de Luís Betim Paes Leme.

O presidente da Câmara de Brusque, José Zancanaro, fez a obliteração do primeiro selo. Assim como ele, a vereadora Ana Helena Boos, o presidente da Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque (Aprocorb), Valdomiro da Mota, e o presidente da Casa de Brusque, Ricardo Scharf, também fizeram a obliteração dos selos.

O selo contém o brasão da família de Schneeburg sobre a imagem do primeiro mapa da Colônia Itajahy. Foram confeccionados 120 selos e envelopes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo