Sem Johnny, Brusque enfrenta Ceará pela Copa do Brasil com novidade no ataque

Dúvida de Jerson Testoni é entre Geovane Itinga e Maurício Garcez

Sem Johnny, Brusque enfrenta Ceará pela Copa do Brasil com novidade no ataque

Dúvida de Jerson Testoni é entre Geovane Itinga e Maurício Garcez

O Brusque recebe o Ceará no Augusto Bauer às 21h30 desta quarta-feira, 16, no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, sem poder contar com quatro atletas que já atuaram por outras equipes na competição e, pelo regulamento, estão fora: Johnny (Santo André), Guilherme Escuro (Bahia de Feira), Jefferson Renan (Boavista) e Ronaell (Remo). No ataque, Jerson Testoni tem dúvida entre os centroavantes Maurício Garcez e Geovane Itinga.

Itinga disputou apenas uma partida pelo Brusque, justamente pela Copa do Brasil, contra o Brasil de Pelotas, sendo substituído aos 16 do segundo tempo. Maurício Garcez ainda não estreou pelo Marreco, e pode ter uma chance nesta quarta-feira, 16.

Os dois atacantes procuram ser a unanimidade que Edu foi até sua grave lesão no joelho. Além dos 12 gols marcados no ano, o centroavante também criava oportunidades. Com sua ausência, há uma vaga a ser ocupada. “O Edu é um camisa 9 de várias virtudes. A gente tá lutando, a gente confia em quem tá no grupo. Se tá no Brusque, precisa de oportunidade. Eu confio em todos. Vamos procurar dentro do grupo, são poucos jogos até agora”, comenta Testoni.

O técnico quadricolor destaca a dificuldade da Copa do Brasil, afirma que a equipe vai com tudo para passar de fase, mas adianta que o elenco não pode se abalar em hipótese alguma com resultados negativos no confronto.

“Independente de estrutura, de camisa, a gente vai fazer o nosso jogo, tanto em Brusque quanto em Fortaleza. Estamos nos preparando para buscar nossos objetivos. É um plus que a gente conquistou com o mérito de ter chegado até aqui, e ninguém esperava, com os adversários que enfrentamos. Temos que estar motivados e felizes por chegarmos a esta fase.”

“A gente não vai tirar o pé, vai tentar marcar em cima, propor o jogo, tomar a iniciativa. É o que vamos tentar fazer”, completa.

Thiago Alagoano e Gustavo Henrique estão pendurados com dois cartões amarelos cada, sendo que o último não deve jogar por ainda se recuperar de lesão. O volante Ruan sofreu uma lesão na partida contra o Boa Esporte, em 6 de setembro, e ainda passa por exames. Fio e Edu seguem no departamento médico.

O Brusque deve ir a campo com Zé Carlos; João Carlos, Ianson, Everton Alemão, Aírton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar; Marco Antônio, Thiago Alagoano, Alex Sandro; Maurício Garcez (Geovane Itinga).

Voando

Na nona colocação da Série A do Campeonato Brasileiro, o Ceará venceu ninguém menos que o Flamengo no último domingo, 13, por 2 a 0 na Arena Castelão, depois de ter sido derrotado por Internacional e Santos nas duas rodadas anteriores.

De acordo com levantamento feito pelo jornalista André Almeida, 40% dos gols da equipe saíram de jogadas de bola parada no Brasileiro. No ano, são 10 dos 50 gols marcados pela equipe. Sob o comando de Guto Ferreira, são 10 gols de bola parada dos 29 totais.

O técnico não pode contar com o lateral-esquerdo Alyson e os atacantes Vítor Jacaré e Cléber, pois os três já atuaram por outras equipes na Copa do Brasil. O volante Fabinho segue se recuperando de lesão.

Seu colega de posição, Charles, está suspenso após expulsão na partida anterior pela competição, contra o Vitória. O lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o zagueiro Tiago Pagnussat e o volante William Oliveira estão pendurados com dois cartões amarelos.

A equipe pode contar com o recém-contratado volante Pedro Naressi, que viajou com a delegação do Vovô que vem a Brusque.

O meia e atacante Vina é o artilheiro do Ceará em 2020, com nove gols, sendo cinco deles na Copa do Nordeste, conquistada pelo Vovô, e um na Copa do Brasil. Ele é seguido por Rafael Sóbis, que marcou cinco gols no ano.

Uma escalação provável do Ceará tem Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; William Oliveira, Ricardinho, Vina; Fernando Sobral, Leandro Carvalho e Rafael Sóbis.

O Ceará chegou até a quarta fase eliminando Bragantino-PA, Oeste (SP) e Vitória.

Reencontros

Em 7 de fevereiro de 2018, o Ceará venceu o Brusque por 1 a 0 no Augusto Bauer, passando para a segunda fase da competição. Rafael Carioca marcou o gol do Vozão, e o zagueiro Antônio Carlos foi expulso do lado quadricolor.

O técnico do Ceará, Guto Ferreira, já enfrentou o Brusque em 2020, como técnico do Sport, na primeira fase, em 12 de fevereiro. A derrota por 2 a 1, com gols de Ianson e Edu para o Marreco e de Leandro Barcia para o Leão, foi decisiva para a demissão do treinador.

Momento para reagir

Enquanto o Ceará vem de vitória sobre o Flamengo, o Brusque vem de derrotas para a Chapecoense, que interromperam uma série invicta de 17 jogos no Augusto Bauer. Há outras marcas: o time não sofria duas derrotas consecutivas desde 21 de setembro de 2019, quando perdeu para o Avaí por 2 a 0 na Ressacada, em jogo válido pela Copa Santa Catarina. Em 18 de setembro, a equipe havia perdido para o Figueirense por 2 a 1 no Orlando Scarpelli.

A última vez na qual o Brusque ficou dois jogos sem marcar gol foi em 2019: em 21 de março daquele ano, a equipe empatou sem gols com o Criciúma no Heriberto Hülse, e quatro dias depois perdeu por 1 a 0 para o Tubarão no Domingos Silveira Gonzales. A sequência se estenderia por mais duas partidas, até 3 de abril. As partidas foram válidas pelo Campeonato Catarinense.

Arbitragem

O trio é do Rio de Janeiro. Rodrigo Carvalhaes de Miranda apita a partida, auxiliado por Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Silbert Faria Sisquim. Miranda foi o árbitro de Brusque 2×0 Ituano, em 4 de agosto de 2019, jogo de volta da semifinal da Série D do Campeonato Brasileiro.

Tempo real

Acompanhe Brusque x Ceará com a descrição dos lances em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 21h.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo