Sem perito desde dezembro, Ibprev contrata novo profissional

Médico já está trabalhando e fará atendimentos inclusive durante a semana que vem

Sem perito desde dezembro, Ibprev contrata novo profissional

Médico já está trabalhando e fará atendimentos inclusive durante a semana que vem

O Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev) comunica que nomeou um novo médico perito e que o atendimento aos segurados já está normalizado. O Ibprev estava sem um profissional para fazer as perícias desde a metade de dezembro do ano passado. Célio de Camargo, diretor-presidente da autarquia, diz que a antiga junta médica parou de atender de repente e que levou algum tempo para conseguir organizar o serviço.

Camargo não sabe informar os motivos que levaram a antiga equipe a parar de atender no Ibprev. Além disso, o instituto ficou sem um diretor-presidente até 21 de janeiro. Neste dia, ele assumiu novamente a função, após ter sido demitido dez dias antes junto com todos os outros comissionados da prefeitura.

De dezembro de 2015 a janeiro deste ano, o Ibprev ficou sem atender os segurados. Isto significa que as pessoas que estão usando o auxílio-doença não estavam conseguindo fazer a perícia. De acordo com Camargo, não houve fila ou atraso. Foram duas semanas em janeiro sem atendimento,  mas também sem maiores impactos na vida dos segurados, já que neste meio tempo também houve o recesso normal da administração municipal.

Esta situação chegou aos ouvidos do Sindicato dos Servidores Públicos de Brusque (Sinseb). Orlando Soares Filho, presidente do Sinseb, afirma que várias reclamações foram feitas. “Mais de 30 pessoas estavam com salários para receber, mas precisavam da perícia”. O problema começou já em novembro, de acordo com o sindicato, e persistiu até janeiro.

Camargo contesta esta informação. De acordo com ele, os usuários do instituto ficaram sem perícia por poucas semanas. “Não houve nenhum atraso de pagamento”, afirma. Segundo o diretor-presidente, não teve transtorno em 2015. Ele afirma que havia perícias semanais, por isso as pessoas estranharam, porém, não chegou a ser um problema.

O Sinseb e o diretor-presidente do Ibprev tiveram, então, uma reunião para tratar do assunto nesta terça-feira, 2. O problema foi resolvido após o encontro, segundo Camargo. Um novo médico perito, com quase 30 anos de experiência na função e também servidor municipal, foi nomeado e já está atuando. Inclusive, há perícias marcadas para terça-feira de Carnaval, quando será ponto facultativo em Brusque.

Soares Filho afirma que o sindicato irá acompanhar a situação no decorrer dos próximos dias. Se não houver mais atrasos, tudo volta a normal. Mas se houver transtorno a entidade cobrará ação do Ibprev. Em último caso, numa situação emergencial, o Sinseb tem a prerrogativa de entrar com uma liminar na Justiça para garantir o recebimento dos salários dos servidores mesmo sem a perícia.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio