Sem repasse federal, médicos da UTI Covid do Azambuja estão sem receber salário

Hospital divulgou uma nota esclarecendo a situação

Sem repasse federal, médicos da UTI Covid do Azambuja estão sem receber salário

Hospital divulgou uma nota esclarecendo a situação

Afetados pela falta de repasse de recursos por parte do governo federal, médicos que atuam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid do Hospital Azambuja estão sem receber salário desde dezembro, segundo relatos de profissionais ao jornal O Município.

“É uma questão gravíssima. Os médicos que trabalham na UTI para tratamento de Covid-19 no Hospital Azambuja, na linha de frente, estão sem receber os salários desde dezembro”, alega um profissional da área, que prefere não se identificar.

Ainda segundo o profissional, foi prometido até 28 de fevereiro o pagamento do salário relativo ao mês de janeiro.

Questionado sobre o assunto, o Hospital Azambuja se manifestou por meio de nota. Segundo a assessoria do hospital, as portarias do Ministério da Saúde não foram renovadas em dezembro e janeiro, não havendo repasse de recursos por parte do governo federal.

Ainda de acordo com a assessoria do hospital, tanto a direção do Azambuja quanto a Secretaria de Saúde estão buscando maneiras desde o início de fevereiro para resolver a questão burocrática de renovação das portarias, permitindo assim o repasse dos recursos e o pagamento dos salários.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, por sua vez, afirma que as questões dos repasses por parte do governo federal fogem da alçada da pasta. “Isso não tem nada a ver com a Secretaria de Saúde. Há muitas coisas quando se trata de Covid-19 que não passam pela secretaria municipal”, afirma.

Para exemplificar, Quirino cita a vacinação, afirmando que a prefeitura de Brusque apenas segue as diretrizes das autoridades federais e estaduais de saúde. “Quem administra essa questão da vacinação, por exemplo, é o Ministério da Saúde e o governo do estado. Nós efetuamos as normas que vêm de lá”, diz.

Confira a nota do Azambuja na íntegra

O Hospital Azambuja esclarece que vem atendendo a população de Brusque e região que necessita de internação na UTI Covid, conforme duas portarias que têm com o Ministério da Saúde, de credenciamento de 10 e 12 leitos. Porém, as portarias não foram renovadas no mês de dezembro e janeiro, não havendo, diante disso, o repasse de recursos por parte do governo federal.

Em contrapartida, cumprindo seu compromisso com a população, o hospital vem prestando o atendimento a todos que necessitam desse tipo de internação, principalmente diante do aumento de casos da doença na cidade e região.

Desde o início de fevereiro, a direção do hospital e a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando uma solução para que esta questão burocrática de renovação das portarias seja resolvida e o repasse de recursos aconteça sem contratempos.

O hospital ressalta ainda todo o trabalho realizado por suas equipes de médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da casa, que dia após dia se dedicam ao cuidado dos pacientes, acometidos pela Covid-19 e faz um apelo a toda população para que realize os devidos cuidados, a fim de que o número de casos desta doença possa ser reduzido o quanto antes.


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