Aumento de nuvens em Brusque na parte da tarde, mas o tempo seguiu seco

A semana começou com tempo instável em parte de SC, tivemos pancadas de chuva com trovoadas em locais isolados no Sul do estado, região Serrana do Planalto Sul e algumas áreas do Alto Vale do Itajaí ao longo desta segunda-feira,24. Já em Brusque o tempo seguiu seco, apenas com aumento de nuvens na parte da tarde.

Bairro Centro ficou com a máxima do dia, 30 ºC

Os brusquenses tiveram um dia abafado, com temperatura máxima de 30,0 ºC registrado no bairro Centro. Acompanhe abaixo os valores extremos de hoje pelo Vale do Itajaí Mirim, com dados coletados da minha rede de estações:

Dados: Ciro Groh

Tempo instável nos próximos dias

Acompanhe a seguir, a tendência do tempo para os próximos dias em Brusque e no estado, dados extraídos junto ao meteorologista Leandro Puchalski:

O tempo seguirá bastante instável nesta terça-feira em todas as nossas regiões. A diminuição gradativa da pressão atmosférica no Sul do Brasil e nos países vizinhos da Argentina/Paraguai irá manter as nuvens carregadas.

Amanhã teremos um dia com muitas nuvens que até permitem algumas aberturas de sol, mas intercalando com períodos mais encobertos onde há previsão de chuva em forma de pancadas. Não que no período da manhã não possamos ter chuva, mas ela ocorre em maior quantidade de cidades entre a tarde e a noite. Quanto mais da Serra para o Oeste, maior a chance de chuva. Quanto mais para a região de Brusque, Norte e Litoral, mais passageira.

Importante destacar duas características do tipo de nuvem que passa pelo Estado. A chuva é mal distribuída, ou seja, chove numa região e não passa de um aumento de nuvens numa área próxima. Porém, onde ela ocorre nada impede que tenhamos temporais isolados, mas como exceção e não como regra, ou seja, por poucas áreas.

Seguimos com tempo instável

Nesta quarta-feira vamos ter novamente um dia com muitas nuvens e o sol só aparecendo em aberturas das nuvens. A chance maior de chuva, pelo menos para a maior quantidade de cidades, é no turno da manhã. Sem descartar a tarde/noite, mas já em menor quantidade de cidades.

Vale a pena lembrar que a primavera é uma das estações que é bem comum ter dias com esse tipo de instabilidade. Chuva intercalando com aberturas de sol. Isso porque aos poucos começa o avanço de ar quente e úmido do Norte do Brasil. Condição propícia a chuva em forma de pancadas. Dependendo da condição da atmosfera, ocorrem temporais.

Por Leandro Puchalski/meteorologista