AO VIVO: Seminário articula atendimento integrado à infância e adolescência em Brusque

Evento é transmitido, ao vivo, pela TV Cidade, portal do jornal O Município e os canais do Grupia no Youtube e Facebook

AO VIVO: Seminário articula atendimento integrado à infância e adolescência em Brusque

Evento é transmitido, ao vivo, pela TV Cidade, portal do jornal O Município e os canais do Grupia no Youtube e Facebook

Articular estratégias de enfrentamento das violações de crianças e adolescentes, vítimas de abandono, violência física e sexual, indiferença, miséria e outras formas de abuso, ação ou omissão e da fragilidade existente nos vários organismos que devem compartilhar seu apoio e resgate e interagir com sua família, são os objetivos do Seminário “A Atualização e o Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”, das 8h às 12h e das 14h às 17h desta quinta-feira, 21, na Câmara Municipal de Brusque.

O evento será transmitido, ao vivo, pela TV Cidade, portal do jornal O Município e os canais do Grupia no Youtube e Facebook. Internautas poderão fazer questionamentos, em tempo real, pelo perfil no Facebook.

Acompanhe ao vivo:

A conferência magna será proferida pelo Procurador de Justiça do Estado do Paraná, Dr. Murillo José Digiácomo. A iniciativa do evento é do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – Grupia, em articulação com organismos da Sociedade Civil, das Igrejas e do Poder Público. Os certificados dos participantes serão emitidos pela Escola de Administração Pública do Município de Brusque (ESAP).

Coordenador do Seminário, Paulo Vendelino Kons adverte que “ao lado das mazelas sociais, as teorias que optam pela permissividade, pela despersonalização da culpa e pela ‘certeza da impunidade’ têm gerado o aumento de atos infracionais, inclusive gravíssimos, como latrocínio (roubo com morte), sequestro, estupro e homicídio qualificado”.

Um dos idealizadores do Grupia, Paulo Kons declara “não mais ser possível que nossas comunidades e nossos governos permaneçam anestesiados frente à situação grave e emergente com a qual nos deparamos diariamente, que exige o reconhecimento de nossas lacunas e de nossas omissões, mas sobretudo de ações que garantam concretamente o que o Estatuto da Criança e do Adolescente assegurou há mais de 28 anos.”

Advogada, professora de Direito da Unifebe e secretária executiva do Seminário, Danielle Mariel Heil explica que “conceber, construir, desenvolver, implementar, aperfeiçoar e avaliar a proteção integral às crianças e aos adolescentes nos municípios constitui um desafio permanente do Sistema de Garantias dos Direitos Infanto-juvenis. E não é atribuição exclusiva dos governos, mas sim uma responsabilidade compartilhada com toda a sociedade, a partir da implantação dos Conselhos Municipais e dos Conselhos Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente.”

Participarão do Seminário professores, adolescentes, conselheiros tutelares, conselheiros dos direitos, prefeitos, vereadores, juízes de direito, policiais civis e militares, padres, pastores, advogados, promotores de justiça, técnicos e secretários das áreas de educação, saúde e serviço social, pastorais, técnicos do judiciário e do ministério público, comissários da infância e juventude, estudantes, profissionais de mídia e outras pessoas interessadas.

Programação
08h – Acolhida
08h30 – Instalação dos Trabalhos: Conselho Tutelar. CMDCA/CEDCA/CONANDA, Segurança Pública, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Governo do Estado, Prefeito de Brusque e Presidente da Câmara
09h – Conferência Magna “A Atualização e o Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”, ministrada pelo Procurador de Justiça do Estado do Paraná Dr. Murillo José Digiácomo
11h – As atribuições do Conselho Tutelar no atendimento de adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional – Paulo Vendelino Kons (idealizador do Grupia, exerceu quatro mandatos de Conselheiro Tutelar, presidiu a Associação Catarinense de Conselheiros Tutelares em 12 gestões, de 8 de setembro de 1997 a 27 de outubro de 2009 e ex-Conselheiro do CEDCA) e Dr. Murillo José Digiácomo (Procurador de Justiça do Estado do Paraná, ex-Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná, Escritor e Professor)
12h – Almoço
14h – Mesa Redonda composta por Conselho Tutelar. CMDCA/CEDCA/CONANDA, Segurança Pública, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Governo do Estado, Prefeito de Brusque e Presidente da Câmara
15h – Questionamentos dos presentes e dos telespectadores e internautas ao Procurador Murillo Digiácomo e demais integrantes da mesa
17h – Encerramento

Seminário “A Atualização e o Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente”
Data: 21 de fevereiro de 2019
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 17h (pontualmente)
Local: Plenário da Câmara Municipal de Brusque (rua Eduardo von Buettner, nº. 65 – Centro)
Certificados: emitidos pela Escola de Administração Pública (ESAP)
Contatos: Telefones: 47 999-979-581 / 47 988-731-957
E-mails: [email protected], [email protected]

Confira a primeira parte do seminário

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo