Seminário demonstra aprendizados e inovações com tragédia de 2008

Evento foi realizado pela Defesa Civil de Brusque na Câmara

Seminário demonstra aprendizados e inovações com tragédia de 2008

Evento foi realizado pela Defesa Civil de Brusque na Câmara

Com o objetivo de levar à comunidade todo o aprendizado e os avanços ocorridos após a tragédia climática no Vale do Itajaí na última década, a Proteção e Defesa Civil de Brusque realizou, durante o fim de tarde desta quarta-feira, 21, o Seminário Dez anos Pós Desastre de 2008. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Brusque, contando com a presença de agentes, da comunidade e de voluntários do órgão municipal.

“Nos últimos anos a Defesa Civil deu um salto muito grande”, comenta o diretor Carlos Alexandre Reis. “Podemos destacar o novo site que está no ar, o aplicativo Alerta Brusque, e, também, a inauguração da nova sede, que ocorre no próximo mês de dezembro. É uma área de mais de 300 metros quadrados, na qual poderemos atender de maneira mais eficaz a população em época de eventos”.

Ainda segundo Reis, o principal ganho da Defesa Civil Municipal, no período que se seguiu ao evento climático de 2008, está na pronta resposta oferecida aos cidadãos em caso das mais variadas intempéries. “Não temos como inibir os acontecimentos. Mas agora temos novas tecnologias, como o sistema de monitoramento de cheias, para passar com antecedência o que vai acontecer, sem medo de dar uma informação falsa”.

O seminário fez parte do “Mês de Reflexões Históricas sobre os 10 anos pós catástrofe de 2008 no Vale”, que contou com diversas ações de educação e conscientização. Dentre elas, exercícios de evacuação nas escolas municipais, um curso de manejo para produtos perigosos e a reativação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) nos bairros.

A programação tem fim nesta quinta-feira, 22, com um evento no Pavilhão da Marejada, em Itajaí, reunindo todas as defesas civis do Vale.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio